Atlético

ATLÉTICO

Xô, pedra no sapato

Atlético começa a busca por seu primeiro título da competição enfrentando o Palmeiras, adversário contra quem normalmente não costuma se dar bem em torneios de mata-mata

postado em 27/08/2014 11:00 / atualizado em 27/08/2014 15:13

Roger Dias /Estado de Minas

Bruno Cantini / Atlético
A conquista da Copa Libertadores no ano passado pôs fim à sina de fracassos do Atlético em competições de mata-mata. Mas a equipe busca derrubar outros tabus ainda mais incômodos. Apesar de liderar o ranking de participações na Copa do Brasil (24), ao lado do Vitória, o time alvinegro busca uma campanha mais efetiva e vencedora, a começar pela estreia diante do Palmeiras, hoje, às 22h, no Pacaembu. A missão é obter resultado satisfatório e marcar gols fora de casa para decidir a vaga em Belo Horizonte, na próxima semana.

Mas o Galo terá pela frente um adversário que comemora seu centenário e tenta sair da crise, e o discurso do grupo é de que todo o cuidado é pouco. O retrospecto dos confrontos em torneios de tiro curto é amplamente favorável aos paulistas, que foram responsáveis pela eliminação dos mineiros na Copa do Brasil de 1996, na Copa Mercosul de 2000 e na Copa Sul-Americana de 2010. Resta saber se o time de Levir Culpi guardou o aprendizado do título épico da Libertadores, em que foi passando de fase na base do sofrimento e do drama.

Em ascensão no Campeonato Brasileiro, aparecendo a cinco pontos dos quatro primeiros, os jogadores do Atlético não desprezam a Copa do Brasil, já que é o caminho mais curto para voltar à competição de clubes mais importante da América. “Os títulos internacionais nos últimos dois anos nos dão confiança para repetir o que fizemos. Mas na Copa do Brasil fomos eliminados por duas vezes desde que cheguei ao clube. Agora, o time está preparado psicologicamente. A equipe está jogando bem fora de casa e marcando gols, embora nem sempre consigamos segurar a vitória. Temos de aproveitar esse momento e buscar a classificação”, afirma o atacante Diego Tardelli, que comemora o retorno da boa fase.

Ele é o artilheiro do Galo no ano (12 gols) e no Brasileiro (5). Ele atribui o momento de regularidade à ajuda dos companheiros. “Todo o grupo tem confiança em mim, primeiramente. É nítido dentro de campo, numa jogada, porque estão sempre me procurando para trabalhar a bola. Estou feliz pelo meu momento, porque as coisas estão dando certo.” Ele desfalcará a equipe por três jogos no Brasileiro porque defenderá a Seleção Brasileira nos amistosos contra Colômbia e Equador, nos Estados Unidos.

NOVA CHANCE Se Diego Tardelli está em alta, Jô tentará mais uma vez acabar com o jejum de mais de quatro meses sem balançar as redes. Mas o técnico Levir Culpi dará nova oportunidade ao jogador, que começará jogando no lugar de André. O Palmeiras é um dos adversários preferidos do camisa 7, que foi revelado pelo Corinthians e começou a escrever sua história pelo Galo em 2012, quando marcou o gol da vitória sobre o Verdão por 1 a 0, em São Paulo, pelo Brasileiro, na estreia de Ronaldinho Gaúcho.

Do grupo alvinegro, o goleiro Victor e o zagueiro Réver já conquistaram a Copa do Brasil, quando defendiam o Paulista-SP, em 2005. O técnico Levir Culpi venceu com o Cruzeiro, em 1996. Já o volante Leandro Donizete foi vice-campeão pelo Coritiba em 2011.


Obstáculo Alvinegro
Data Placar Estádio Competição
4/4/1996 - Atlético 1 x 2 Palmeiras - Independência - oitavas de final/Copa do Brasil
16/4/1996 - Palmeiras 5 x 0 Atlético - Parque Antártica - oitavas de final/Copa do Brasil
22/11/2000 - Palmeiras 4 x 1 Atlético - Parque Antártica - semifinais/Copa Mercosul
28/11/2000 - Atlético 0 x 2 Palmeiras - Mineirão - semifinais/Copa Mercosul
27/10/2010 - Atlético 1 x 1 Palmeiras - Arena do Jacaré - quartas de final/Copa Sul-Americana
10/11/2010 - Palmeiras 2 x 0 Atlético - Pacaembu - quartas de final/Copa Sul-Americana


FICHA TÉCNICA

Palmeiras X Atlético
Palmeiras: Fábio; Weldinho, Lúcio, Victorino e Juninho; Marcelo Oliveira, Renato e Allione; Diogo (Cristaldo), Mouche e Henrique
Técnico: Ricardo Gareca
Atlético: Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Josué, Rafael Carioca, Maicosuel e Dátolo; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Levir Culpi
Estádio: Pacaembu
Horário: 22h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e José Javel Silveira (RS)
TV: Globo



Verdão em festa e motivado
Em meio às festividades pelo centenário, o Palmeiras vive momento de afirmação e de restabelecer a paz com a torcida. Para os jogadores, estrear com vitória na Copa do Brasil seria importante para elevar o moral na luta contra o rebaixamento no Brasileiro. “Estamos mais fortalecidos. Precisamos ganhar outras vezes para finalmente chegarmos ao nossos objetivos”, ressalta o goleiro Fábio. Contra o Atlético, o Verdão não terá o lateral-direito Wendel, o zagueiro Tobio e o volante Wesley, que serão poupados. Outro desfalque é o atacante Leandro, suspenso devido ao terceiro amarelo. O time paulista ganhou a competição por duas vezes, em 1998 e 2012.

Tags: atlético palmeiras copadobrasil