Atlético

ATLÉTICO

A vez da prata da casa

Diante do Coritiba, amanhã, time atleticano deve ter três jogadores da base em campo. Marion é a novidade, no lugar do argentino Dátolo

postado em 30/08/2014 11:00

Roger Dias /Estado de Minas

Edesio Ferreira/EM/D.A Press

As categorias de base voltam a ser um motivo a mais de esperança no Atlético. Em Belo Horizonte, os torcedores estarão atentos ao desempenho dos juniores na final da Taça BH contra o América, no Independência. Em Curitiba, os pratas da casa também estão prestigiados no time profissional com o técnico Levir Culpi. Três deles tendem a ser titulares diante do Coritiba, amanhã, às 16h, no Couto Pereira, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além do lateral Alex Silva e do zagueiro Jemerson, a juventude será representada pelo atacante Marion, provável substituto do argentino Dátolo, suspenso.

A história do atacante Marion com o Atlético é recheada de altos e baixos, mas hoje pode-se dizer que o momento é feliz. Com trajetória semelhante à de Bernard, ele não foi aproveitado no time profissional do Galo logo de início, sendo emprestado a Democrata-SL, Vila Nova-GO e Betim para ficar em atividade. Este ano, voltou mais maduro e ganhou sua primeira chance com Paulo Autuori, que aceitou integrar o jogador, depois de conversa com o diretor de futebol Eduardo Maluf.

Contra o desesperado Coxa, Marion atuará fora de posição, já que costuma jogar mais aberto pelo lado esquerdo. Nesta temporada, ele esteve em 28 jogos e marcou quatro gols, sendo três no Campeonato Mineiro. Também tem entrado no segundo tempo de várias partidas no Brasileiro, e deixou sua marca contra o Cruzeiro, no Independência.

A opção pelo prata da casa manteria a postura ofensiva do time alvinegro. “Queremos manter um padrão do jogo rápido, como nas últimas partidas”, ressalta Levir, entendendo que o Galo criou muitas oportunidades, mas que não conseguiu traduzi-las em gols e vitórias.

Porém, como Marion, Alex Silva e Jemerson só entraram na equipe por causa dos desfalques dos titulares. O primeiro ocupa a vaga de Marcos Rocha e, mesmo sem agradar completamente os torcedores, se mantém no time. Já Jemerson jogou a decisão da Recopa diante do Lanús, na Argentina, substituindo o capitão Réver, machucado, e vem sendo elogiado pela comissão técnica.

A vitória sobre o Palmeiras por 1 a 0, pela Copa do Brasil, na quarta-feira, devolveu a confiança aos jogadores, sobretudo para as partidas fora de casa – o último triunfo como visitante no Nacional ocorreu em maio, diante do Vitória, por 3 a 2, em Feira de Santana. O atacante Diego Tardelli acredita que o Galo está criando um estilo próprio de jogar longe de Belo Horizonte: “A gente já está encaixando uma maneira de jogar. Temos feito boas partidas, desde o jogo contra o Figueirense, mas não conseguíamos a vitória. Agora a equipe está tendo mais tranquilidade e maturidade em campo, por isso vencemos, e vamos tentar repetir”.


LATERAL O Galo pode estrear o lateral-esquerdo Douglas Santos, de 20 anos, contratado recentemente à Udinese. Pedro Botelho deixou a partida contra o Palmeiras se queixando de incômodo muscular e passou os dois últimos dias em tratamento. Douglas foi contratado por empréstimo de um ano, com os direitos econômicos fixados em R$ 10 milhões.

Tags: casa da pratas atleticomg seriea