Atlético

ATLÉTICO

Estrela na vitória sobre o Goiás, Guilherme ganha moral com o Levir Culpi rumo ao clássico

Time terá a volta de quatro titulares diante do rival e tem chance de entrar no G4

postado em 20/09/2014 08:41 / atualizado em 20/09/2014 08:48

Ludymilla Sá /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Desde sua chegada ao Atlético, em 2011, o armador Guilherme não conseguiu ter uma sequência no time por causa de seu extenso histórico de lesões. Já são quatro temporadas entre idas e vindas do departamento médico. Mas que não puseram fim ao talento e à inteligência do jogador com a bola nos pés. Acionado em momentos importantes, ele é sempre decisivo. Foi assim na volta da semifinal da Libertadores de 2013 contra o Newell’s Old Boys, no Independência, e na partida decisiva contra o Olimpia, no Mineirão. Quinta-feira, o armador, recuperado de lesão na coxa direita, foi novamente fundamental para o Galo no triunfo diante do Goiás, no Serra Dourada, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Guilherme marcou dois gols nos 3 a 2 sobre o time esmeraldino. De quebra, pôs fim ao jejum de 24 jogos sem balançar as redes adversárias. Ele não marcava desde o empate por 1 a 1 com o colombiano Independiente Santa Fé, no início de abril, pela fase de grupos da Libertadores deste ano.

O desempenho do armador em Goiânia arrancou elogios do técnico Levir Culpi. Segundo o treinador, Guilherme é um jogador diferenciado. É inteligente, tem visão de jogo e sempre está bem posicionado em campo. O jogador também comemorou o fim do longo jejum. “Até que enfim consegui fazer do jeito que eu gostaria. Foram dois gols importantes, que ajudaram a equipe.”

A vitória com a assinatura de Guilherme pôs o Galo na luta por vaga na área de classificação para o torneio intercontinental de 2015. O Galo está em sétimo lugar, com 34 pontos, a três do Corinthians, quarto colocado. Se vencer amanhã, tem chance de figurar no G4.

Os três pontos foram determinantes para reforçar a confiança dos jogadores rumo à partida de amanhã contra o Cruzeiro, na avaliação de Levir Culpi. “É uma compensação. Seria um desastre se chegássemos com um resultado negativo com um clássico pela frente. Mas a vitória dá confiança e permite que tenhamos tranquilidade para trabalhar. Revezamos alguns jogadores e temos condição de vencer o clássico.”

Se antes Levir quebrava a cabeça para escalar o time por causa do excesso de jogadores contundidos, agora o treinador terá dificuldades para mudar a equipe em razão do bom desempenho na rodada passada. Uma das melhores apresentações do Atlético nesta temporada foi justamente com um time quase inteiro de reservas.

RETORNOS Para o clássico, ele contará com o zagueiro Leonardo Silva e dos atacantes Diego Tardelli e Luan, poupados no jogo passado. O lateral-direito Marcos Rocha retorna depois de ter cumprido suspensão por causa do terceiro cartão amarelo. Levir Culpi admite alívio com a chance de escalar esses jogadores. “Estamos confiantes porque, com alguns jogadores voltando, vamos ter um elenco mais qualificado para decidir o time.”

Segundo Levir, um triunfo sobre o Cruzeiro, líder, teria o poder de alterar a história do Brasileiro. “Para o futuro do campeonato seria ótimo, mas é difícil vencê-los. Montaram um time que está equilibrado. Mas se a gente espera alguma coisa diferente no campeonato, temos de fazer algo diferente. Uma vitória em cima do Cruzeiro pode mudar o rumo do campeonato.”


ATLETICANAS
Mais desfalques à vista

O atacante Jô e o volante Claudinei viraram dúvida para o clássico de amanhã contra o Cruzeiro. O primeiro sente dor no joelho direito, e o segundo, na parte posterior da coxa direita. Eles serão reavaliados pelos médicos hoje. Jô levou um carrinho no fim do jogo com o Goiás. Já Claudinei foi substituído no intervalo da mesma partida.

Volantes liberados
Os volantes Pierre e Josué foram liberados pelos médicos e podem ser aproveitados contra o time celeste, um deles no lugar de Claudinei, de acordo com Levir Culpi. O treinador só não quis confirmar a escalação por precaução. Prefere avaliar a resposta dos dois atletas no treino de hoje para saber com qual deles poderá contar. Ambos fizeram trabalhos com bola ontem na Cidade do Galo.

Tags: atlético guilherme g4 clássico mineirão campeonatobrasileiro