Atlético

ATLÉTICO

Atlético reformula elenco e chega à final da Copa do Brasil dando espaço a jovens da base

Levir Culpi supera desfalques e dispensas utilizando revelações do Galo

postado em 26/11/2014 09:59 / atualizado em 26/11/2014 19:35

Arthur Sala Minoves /Superesportes

 Montagem sobre fotos Bruno Cantini/Ramon Bitencourt/Atlético


Substituto de Paulo Autuori, Levir Culpi assumiu o Atlético em abril, chegando ao clube em um panorama adverso. Apesar de não ter conseguido evitar a eliminação na Copa Libertadores, o atual comandante conquistou o título da Recopa Sul-Americana e fez com que o time se mantivesse na luta pelo G-4 do Brasileiro. Finalista da Copa do Brasil, o Galo passou por reformulações no elenco e teve um departamento médico movimentado ao longo da temporada. Para lidar com as dificuldades dentro e fora de campo, Levir encontrou boas alternativas em atletas revelados pela base alvinegra.

Apesar de perder Ronaldinho, Jô, Fernandinho, André e Otamendi, além de lidar com as lesões de Réver e Emerson, o Atlético chega à final com a consolidação dos jovens Carlos e Jemerson entre os titulares. Além disso, Levir encontra em Dodô, Alex Silva e Marion opções utilizadas de forma recorrente.

O substituto do capitão

(Bruno Cantini/Atlético)
Jemerson foi promovido ao time em principal no fim de 2012, mas estreou apenas em julho do ano seguinte. A sequência no time titular veio neste ano, após a lesão de Réver, que se submeteu a uma cirurgia para tratar de dores no tornozelo. Apesar de contar com o experiente Edcarlos como opção para a zaga, Levir Culpi optou pelo defensor revelado nas categorias de base do Atlético.

"Nem em meus melhores sonhos poderia imaginar que faria parte disso tudo menos de um ano depois, quando o professor Levir confiou no meu trabalho e me escolheu para substituir o nosso capitão Réver, que infelizmente se lesionou, na final da Recopa, meu primeiro título no Galo como titular", disse Jemerson à reportagem. O jovem foi titular no confronto de ida da Recopa Sul-Americana, diante do Lanús, na Argentina. Na ocasião, substituiu Réver, que havia se lesionado. No jogo de volta, o experiente defensor se recuperou para a decisão no Mineirão, mas voltou ao estaleiro na sequência da temporada.

Na campanha da Copa do Brasil, Jemerson foi titular em todos os confrontos do Atlético. Até o jogo de ida contra o Cruzeiro, o zagueiro não foi substituído nenhuma vez na competição. O jovem ainda balançou as redes na vitória por 2 a 0 diante do Palmeiras, pelas oitavas de final.

Em relação à decisão desta quarta-feira, o jovem destaca sua passagem pelas categorias de base como motivação para o clássico. Jemerson ainda frisa a importância do Atlético em sua formação como atleta. "É muito bacana para um jogador que passou pelas categorias de base, saber o que significa um clássico, disputar uma final como essa. Foi um longo processo desde que cheguei ao Atlético, mas sempre tive a sorte de contar com os melhores professores que poderia ter, tanto dentro como fora de campo", afirmou.

O artilheiro do último clássico


 (Bruno Cantini/Atlético)
Carlos entrou em campo no último clássico como revelação. Saiu como herói. Responsável por marcar dois gols na vitória por 3 a 2 diante do Cruzeiro, pelo Brasileiro, o atacante agarrou a oportunidade que teve na reformulação do Atlético durante a temporada. Na ocasião, conversou com o Superesportes e falou um pouco sobre o trabalho feito nas categorias de base do Atlético.

"Rogério Micale, treinador da base, faz um bom trabalho no Atlético e me ajudou bastante. Todos da base têm me ajudado, conversado comigo agora, para que meu rendimento não possa cair. Falam para eu manter o mesmo rendimento que já tinha na base. Eles sempre souberam do meu potencial, me deram muita confiança e me apoiaram bastante", disse no dia seguinte ao clássico entre Atlético e Cruzeiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em relação à temporada passada, o Atlético teve que lidar com saídas turbulentas de seus homens de frente. Se Ronaldinho deixou o clube homenageado, apesar de demonstrar insatisfação com Levir Culpi, o mesmo não se pode dizer de Fernandinho, que teve seu contrato suspenso, e dos afastados Jô e André.

Em meio a essas mudanças e com algumas indefinições no setor ofensivo, Levir resolveu dar chance para o artilheiro das categorias de base. No clube desde 2010, Carlos foi o jogador do Galo que marcou mais gols nas últimas duas edições da Copa SP de Futebol Júnior. Neste ano foi, inclusive, o vice-artilheiro do torneio, com oito tentos.

No esquema que o Atlético vem utilizando, sem um homem de referência no ataque, Carlos não vem atuando como centroavante, sua posição de origem. O jovem costuma ser escalado pelo lado esquerdo, mas isso não impede o atacante de aparecer na pequena área para concluir. Foi assim que marcou seu único gol até o momento na Copa do Brasil. Contra o Flamengo, recebeu cruzamento que Leonardo Silva e Luan não conseguiram alcançar e, com um toque de pé direito, marcou o primeiro tento do Galo na goleada por 4 a 1, no jogo de volta pelas semi, no Mineirão.

Outras alternativas promissoras

Além de Jemerson e Carlos, Levir tem utilizado três jovens de forma recorrente no Atlético. Um deles é Dodô, que marcou quatro gols nos últimos quatro jogos em que esteve em campo - todos pela Série A. A pontaria certeira do meia pode fazer com que ele ganhe mais minutos na decisão da Copa do Brasil. Até agora, o armador esteve em campo apenas durante 11 minutos em dois jogos pelo torneio.

Já Marion, entrou no segundo tempo em cinco confrontos da Copa do Brasil, totalizando 86 minutos em campo. Na goleada diante do Flamengo, teve boa participação na etapa complementar. Com direito a passe de peito e um cruzamento preciso, deu início as jogadas dos dois últimos tentos alvinegros.

Alex Silva foi outro jogador da base que teve chances na competição. O lateral-direito substituiu Marcos Rocha, no período em que o camisa 2 se recuperava de lesão na coxa. Nos dois confrontos pelas oitavas de final, contra o Palmeiras, o jovem foi titular durante os 90 minutos e ainda entrou em campo no jogo de ida, no Maracanã.

A decisão entre Atlético e Cruzeiro ocorre nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão. Por ter vencido o duelo de ida, no Independência, por 2 a 0, o alvinegro pode até perder por um gol de diferença que ainda leva o título da Copa do Brasil.

Tags: galoc