Atlético

MERCADO

Falta o maestro

Depois de anunciar o argentino Lucas Pratto, Atlético pode buscar também no exterior um jogador para o setor de criação da equipe

postado em 19/12/2014 08:17

Roger Dias /Estado de Minas

 Bruno Cantini / Atlético
Uma peça para o meio-campo. É o que falta ao Atlético para completar o grupo e se fortalecer na briga pelo título da Copa Libertadores de 2015. Depois de contratar o argentino Lucas Pratto para o ataque, a prioridade da diretoria agora é encontrar um jogador que dê o toque de criatividade ao time. Em meio às dificuldades para encontrar opções boas e baratas no mercado brasileiro, o Galo avalia em sigilo atletas que estão no exterior.

A ideia de Levir Culpi é trabalhar com um grupo de 33 a 35 jogadores na próxima temporada, com pelo menos duas opções em cada posição. O treinador começou a discutir o planejamento com o presidente Daniel Nepomuceno numa reunião em Brasília, no início desta semana. Foi a segunda vez que o dirigente viajou para a capital federal, desde que assumiu a presidência, para resolver questões referentes à dívida fiscal do clube.

Com a iminente saída de Guilherme, o armador procurado pelo Atlético chegaria para fazer concorrência ao argentino Dátolo, um dos destaques na última temporada, e ao ex-júnior Dodô, que deve ganhar oportunidade mais efetiva no ano que vem. Mas o reforço precisa se adequar à realidade do clube, sobretudo na questão salarial.

A vinda de Victor Ayala, do Lanús, para o Galo foi ventilada pela imprensa paraguaia e parece ser o que a diretoria alvinegra deseja. Ele também está na mira do Olimpia. Em junho, o Atlético tentou a contratação do argentino Piatti, campeão da Copa Libertadores pelo San Lorenzo e hoje no Montreal Impact (Canadá), mas não houve acerto. O costarriquenho Bolãnos, principal nome de sua seleção na última Copa do Mundo, também foi procurado, mas o negócio esbarrou no acordo financeiro.

Mesmo que o alvinegro busque outro jogador para o meio-campo, Dátolo entende que sai na frente na briga pela vaga de titular: “Consegui atingir um nível técnico bom. A experiência que eu colhi de 10 anos atrás até agora me ajudou muito. Sinto-me bem jogando no Atlético e me adaptei ao esquema do Levir Culpi. Quero me destacar na Libertadores, que será muito difícil, com muitos times argentinos bons. Espero que possa corresponder às expectativas”.

DE SAÍDA Com as renovações de contrato do zagueiro Edcarlos, do lateral-esquerdo Pedro Botelho e do volante Josué, o Galo praticamente manterá a base de 2015 para a próxima temporada. Além de Guilherme, com contrato vencendo em março, quem deve sair é o também volante Claudinei, que conviveu com lesões e teve poucas chances. Ele chegou ao Galo depois de boa passagem pelo América, mas não agradou.

Antes de o grupo se reapresentar na Cidade do Galo, em 7 de janeiro, os dirigentes esperam ter solucionado o caso do atacante Diego Tardelli. Segundo Daniel Nepomuceno, a proposta que chegou de um grupo de investidores chineses é boa para o jogador, mas ainda não é vantajosa para o Atlético. O cartola admite, no entanto, negociar o atacante, que curte férias com a família em Miami e não deu indícios de que se reunirá com a diretoria atleticana nos próximos dias.

Atleticana...

Movimento

Jogadores do Atlético postaram ontem mensagem enigmática em suas contas no Instagram. Líderes da equipe, o goleiro Victor, o zagueiro Leonardo Silva, o volante Leandro Donizete e o atacante Diego Tardelli, além do lateral Marcos Rocha, publicaram imagem com o termo “Procura-se”, provocando a reação de diversos torcedores. Como eles não explicitaram o significado, a mensagem chegou a sugerir uma insatisfação geral no grupo com o atraso no 13º salário e na premiação pelo título da Copa do Brasil, aliado à contratação de Lucas Pratto por R$ 13 milhões – negociação bancada por um investidor.

Enquanto isso...

…Goleador manda recados em vídeo


Principal contratação do Atlético e do futebol brasileiro para 2015, o atacante Lucas Pratto divulgou um vídeo se despedindo do Vélez Sarsfield e se apresentando ao novo clube: “Conseguimos muitas coisas e me alegra muito ter estado no Vélez, um time tão grande como este, e espero que em alguns anos eu possa voltar. Também quero agradecer às pessoas do Atlético, por terem confiado em mim. Sempre dei prioridade a este clube, porque gosto muito de desafios. É um clube muito grande por sua história, por sua torcida, e tomara que possamos alcançar todas as coisas que queremos de agora em diante”. Pratto foi um dos artilheiros (11 gols) e melhor jogador do último Campeonato Argentino. A expectativa de que o novo reforço esteja em Belo Horizonte na semana que vem para fazer exames médicos e conhecer a estrutura do Galo.