Atlético

ATLÉTICO

Esperança a conta-gotas

Vitória no fim de semana, liberação de lateral-esquerdo e possível sinal verde para Lucas Pratto disputar o clássico contra o Cruzeiro começam a virar a maré no Atlético

postado em 03/03/2015 10:00

Com a confiança novamente em alta, o Atlético inicia a semana de preparação para o clássico diante do Cruzeiro, domingo, às 16h, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro, disposto a confirmar que a fase de turbulência vivida na semana passada foi passageira. A vitória sobre o Guarani por 2 a 0 não só ajudou a equipe a espantar a instabilidade após três derrotas consecutivas (duas pela Copa Libertadores), como serviu ao grupo para se recuperar mentalmente rumo aos compromissos que virão. E as notícias que envolvem os titulares fora de combate por contusão começam a ser positivas: depois da liberação do lateral-esquerdo Douglas Santos do departamento médico, o argentino Lucas Pratto será o próximo a ganhar condições de jogo.

O camisa 9 começará os trabalhos com o grupo a partir de amanhã, na Cidade do Galo, 18 dias depois de sofrer estiramento no músculo posterior da coxa direita. A partir daí, o técnico Levir Culpi teve dificuldades para definir seu substituto – Jô se machucou, e André não convenceu – e teve de escolher uma formação sem centroavante contra o Bugre de Divinópolis.

Mesmo livre da contusão, o atacante só estará em campo para disputar seu primeiro clássico em Minas se houver o sinal verde dos fisiologistas e preparadores físicos. Como ficou vários dias sem treinar, depende de boa condição física para estar à disposição do treinador. Por esse motivo, Douglas Santos não atuou no domingo.

“É uma questão importante para analisar. Até que ponto você se arrisca a colocar um jogador num clássico? Vamos avaliar com cautela. Os jogadores estão se revezando e isso é normal no início de temporada, muito devido às lesões. Temos uma semana de trabalho e vamos conversar com a fisioterapia, médicos e jogadores e só depois vamos tomar uma decisão, o que deve ser na sexta-feira”, afirma Levir, que ainda vê a equipe muito aquém do esperado.

Se Pratto não está 100% garantido, Douglas Santos promete se esforçar para ajudar o Galo a vencer o arquirrival, como ocorreu na conquista da Copa do Brasil no ano passado. O lateral só fez um jogo oficial na temporada, a vitória sobre o Tupi por 2 a 0, na estreia do Mineiro. “Estou bem melhor, voltando a trabalhar e agora é me condicionar bem para ter êxito na primeira oportunidade que tiver. Estou me esforçando ao máximo para pegar condicionamento físico, até porque seria importante jogar bem nos 90 minutos. Quero aproveitar os treinos e coletivos para adquirir o entrosamento com os companheiros.”

A lateral esquerda foi outra posição em que Levir teve dor de cabeça. Pedro Botelho também se machucou (estiramento na coxa direita), Emerson Conceição foi vaiado ostensivamente pela atuação ruim contra o América e coube ao volante Lucas Cândido ocupar a vaga. Contra o Guarani, o prata da casa marcou o segundo gol e foi muito elogiado por Levir Culpi.

Dos outros lesionados, quem tem retorno mais próximo é o lateral-direito Marcos Rocha, que, assim como Lucas Pratto, teve problema na coxa direita e está em fase final de tratamento. O zagueiro Leonardo Silva e o atacante Jô não estarão aptos nem para o compromisso da Libertadores contra o Santa Fe, dia 18, em Bogotá, na Colômbia. E o armador Guilherme, que está em tratamento de problema muscular crônico na coxa direita, não tem previsão de retorno, devendo passar por uma bateria longa de exames para ser liberado.

EVOLUÇÃO Levir comemora a semana livre para treinar a equipe e corrigir erros pontuais de finalização, passe e marcação que ficaram visíveis nas derrotas para Colo Colo-CHI, América e Atlas-MEX. Sua intenção é ver um Atlético totalmente diferente e mais agressivo contra o Cruzeiro, o que seria um salto grande para dar motivação ao grupo em busca da reabilitação na Libertadores.

O comandante assume a responsabilidade pelo momento de instabilidade e avisa que no fim de semana as coisas serão diferentes: “Estamos muito aquém do que é necessário para ter melhor sorte nos jogos e competições que vamos disputar. O time hoje não produz como no ano passado e isso é um problema do técnico, já que os jogadores não estão entendendo a mensagem que queremos passar. O nível de confiança hoje é baixo, mas no sábado e domingo será alto”. Hoje os jogadores folgam e se reapresentam amanhã à tarde na Cidade do Galo.

ENQUANTO ISSO...
Berola volta, mas...
O atacante Neto Berola vai voltar ao Brasil, mas não está nos planos do Atlético. Ele rescindiu contrato com o Al Wash, dos Emirados Árabes, que venceria em junho, e será novamente repassado a outro clube do Brasil ou do exterior. Em junho do ano passado, o clube árabe pagou R$ 2,5 milhões ao Galo para contar com o jogador, que não se adaptou à equipe e nem rendeu o esperado. Seu vínculo com os mineiros se encerra somente no fim do ano que vem. O alvinegro começará a procurar um novo destino para o atleta nos próximos dias. Ele não chegou a participar da campanha dos títulos da Recopa Sul-americana e da Copa do Brasil.