Atlético

ATLÉTICO

Levir conquista o quinto Mineiro e marca nome na história como maior vencedor da competição

Quarta passagem pelo Atlético também é marcada por três títulos em um ano

postado em 04/05/2015 14:50 / atualizado em 04/05/2015 15:41

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Levir Culpi voltou a marcar seu nome no futebol mineiro. No domingo, ele se isolou como o maior vencedor da história do Campeonato Mineiro, na era profissional do futebol, iniciada em 1933.

A conquista com o Atlético, em cima da Caldense, foi a quinta do treinador. Ele já havia erguido a taça com o próprio Galo em 1995 e 2007. Com o Cruzeiro, ganhou em 1996 e 1998.

Surpreso, o técnico festejou: “Não sabia disso (recorde). O prazer que isso me dá é muito bom. Não tenho palavras para descrever o que sinto. Quero dividir com todo mundo, principalmente para aqueles que, nos momentos ruins, estiveram conosco, a torcida, a diretoria nova, que precisava de um título para dar continuidade ao trabalho do Kalil.”

Levir superou outros técnicos históricos, que somam quatro títulos do Mineiro: Yustrich, Ílton Chaves e Airton Moreira.

O primeiro ainda carrega o feito de ter sido campeão com quatro clubes diferentes: América (1948), Atlético (1952), Siderúrgica (1964) e Cruzeiro (1977). Já Chaves ganhou três vezes com a Raposa (1972,1973 e 1974) e uma com o Galo (1986). Com o título compartilhado entre Atlético e Cruzeiro em 1956, Moreira somou quatro taças.

Além de se tornar recordista no Campeonato Mineiro, Levir alcançou outra marca importante. O Estadual em cima da Caldense foi terceiro título conquistado em um ano.

Antes, o técnico, que assumiu o Galo no final de abril de 2014, foi campeão da Recopa Sul-Americana, derrotando o Lanús, em julho. Em novembro, o Alvinegro levou a melhor sobre o arquirrival Cruzeiro na decisão da Copa do Brasil.

Arte Soraia Piva

*As fontes consultadas foram o Almanaque do Cruzeiro, Galo Digital, FMF e o portal RSSSF Brasil
* Os técnicos considerados campeões foram os que terminaram as campanhas com as respectivas equipes

Tags: atlético galo levir recordista titulos mineiro