Atlético

ATLÉTICO

Mais que reforçado

Na política de manutenção do grupo em busca do título do Brasileiro, Atlético renova o contrato de Luan. Manter o lateral Douglas Santos e o volante Rafael Carioca é novo desafio

postado em 21/05/2015 08:45 / atualizado em 21/05/2015 08:50

RODRIGO CLEMENTE / EM DA PRESS
Com foco total no título do Campeonato Brasileiro, que não conquista há 44 anos, o Atlético se mobiliza nos bastidores para não correr o risco de sofrer um desmanche no meio da temporada. Além de tentar assegurar a prorrogação dos empréstimos do lateral-esquerdo Douglas Santos e do volante Rafael Carioca, o clube confirmou ontem a renovação de contrato do atacante Luan até abril de 2019. Assim, o Galo se protege contra possíveis investidas do mercado europeu a partir de julho.

O vínculo do jogador venceria em dezembro de 2016, mas a diretoria decidiu prorrogá-lo, especialmente pela regularidade nos últimos jogos. Ele chegou ao clube em 2013, conquistou dois títulos estaduais, a Copa Libertadores, a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil. Desde o início do ano, vinha na expectativa de ter o reconhecimento e uma consequente valorização salarial.

“Foi importante para mim renovar. Deixei bem claro que o importante é conquistar títulos e ficar marcado na história do clube. Se o presidente quiser propor um contrato vitalício, é claro que vou aceitar. O pensamento é aqui dentro. Não penso em sair, quero buscar espaço cada dia mais no Brasil e vestir a amarelinha. O importante é o clube reconhecer nosso trabalho. O único jeito de retribuir é dentro de campo, com boas atuações”, afirmou Luan, que se tornou titular somente no segundo semestre do ano passado, com o técnico Levir Culpi.

Do time principal, somente o zagueiro Leonardo Silva tem compromisso até o fim do ano. Os demais têm vínculos mais longos, já que o projeto da diretoria é manter parte do grupo por mais dois ou três anos. Recentemente, o Galo chegou a acordo para estender os contratos do lateral-direito Marcos Rocha, do zagueiro Jemerson, do volante Leandro Donizete, dos armadores Dátolo e Guilherme e do atacante Carlos.

A partir do mês que vem, o Atlético já poderá dar uma resposta quanto a Douglas Santos e Rafael Carioca, cujos empréstimos terminam em 30 de agosto. Com relação ao lateral, o Galo terá de comprar seus direitos econômicos da Udinese-ITA, avaliados em cerca de R$ 11 milhões, em cinco parcelas. O prazo final termina em julho. Fora dos gramados, a diretoria tenta conseguir parceiros para viabilizar a contratação definitiva do jogador, que tem tido visibilidade na Seleção Brasileira e chances de disputar a Olimpíada no ano que vem, no Rio de Janeiro.

INDEFINIÇÃO Os direitos econômicos do volante Rafael Carioca ainda não tiveram valor fixado, mas o jogador já comunicou à direção do Spartak Moscou que não quer voltar à Rússia. Ele dificilmente seria titular na equipe. “Quero ficar, mas não posso fazer milagres. Estou esperando resolver, com calma, porque ainda temos tempo, mas as conversas não começaram. Os dirigentes do Spartak estavam vindo para o Brasil para resolver e vamos esperar para ver. Já demonstrei interesse em ficar, e o Atlético também”, explica o jogador de 25 anos.

Carioca entende que teve bom desempenho jogando no Brasil e sabe que a diretoria alvinegra precisa trabalhar para prorrogar o empréstimo: “O pessoal do Spartak viu o que aconteceu, o quanto eu me adaptei aqui. Quando saí de lá, eles queriam que eu ficasse e por isso tive de bater o pé. Já demonstrei que quero ficar. Agora é mais a parte do Atlético fazer um esforço para minha permanência”.

Ele chegou ao Galo em agosto, se machucou, mas logo se tornou titular no time de Levir, deixando Pierre no banco de reservas. Neste ano, marcou dois gols importantes: no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro, e na vitória por 2 a 0 sobre o Colo Colo, pela Copa Libertadores.


A SITUAÇÃO DO GRUPO

Victor: Dezembro/2017
Marcos Rocha: Dezembro/2016
Leonardo Silva: Dezembro/2015
Jemerson: Novembro/2019
Douglas Santos: Agosto/2015
Rafael Carioca: Agosto/2015
Dátolo: Dezembro/2016
Luan: Abril/2019
Lucas Pratto: Dezembro/2019
Carlos: Julho/2019
Edcarlos: Dezembro/2015
Pedro Botelho: Dezembro/2015
Josué: Dezembro/2015
Leandro Donizete: Dezembro/2016
Guilherme: Dezembro/2015
Maicosuel: Junho/2019
Cárdenas: Dezembro/2015
Jô: Maio/2016
André: Junho/2016