Atlético

ATLÉTICO

Pratto de primeira

Primeiro jogador a marcar três gols numa só partida neste Brasileiro, argentino comanda vitória atleticana sobre o São Paulo no Mineirão. Galo é líder pela sexta rodada seguida

postado em 30/07/2015 11:00 / atualizado em 30/07/2015 08:30

Quando o presidente atleticano Daniel Nepomuceno foi à Argentina em dezembro do ano passado para selar a contratação de Lucas Pratto, ele certamente não imaginava que o investimento de R$ 13,5 milhões teria retorno tão imediato. Desde que chegou ao clube, o camisa 9 mostrou ter visão de jogo e habilidade acima da média. Não por acaso, rapidamente ele se transformou em ídolo da torcida. No embalo da Massa, o gringo se sente cada vez mais à vontade no Galo, e essa sintonia se fez presente mais uma vez ontem à noite, no Mineirão. Contra o São Paulo, Pratto marcou três gols só no primeiro tempo – o que nenhum jogador havia conseguido ainda no remodelado estádio. Ele foi determinante na vitória por 3 a 1 sobre o tricolor, diante de mais de 47 mil torcedores, e na consolidação do Atlético na liderança do Campeonato Brasileiro, pela sexta rodada consecutiva. O Galo manteve dois pontos de vantagem sobre o Corinthians, que goleou o Vasco por 3 a 0, no Itaquerão, gols de Renato Augusto, Gil e Elias.

Pelo que mostrou no Gigante da Pampulha, não é mera questão do acaso o fato de Lucas Pratto ter assumido logo a artilharia alvinegra entre os estrangeiros, agora com 17 gols em 32 jogos. Ele também é quem mais marcou pelo Galo na competição nacional (sete vezes), tornando-se o primeiro jogador a balançar as redes três vezes numa mesma partida no campeonato. O brilho do camisa 9 foi tão grande que os atacantes tricolores, Alexandre Pato e Luís Fabiano ficaram ofuscados e foram até vaiados.

A noite foi de fato especial para Pratto. Ele entrou no campo com a filha, Pía, de 5 anos, que está no Brasil desde a semana passada. Outros jogadores foram essenciais além do argentino, como Jemerson e Giovanni Augusto. O goleiro Victor também foi determinante para a vitória. O técnico Levir Culpi sempre destaca que uma equipe só se torna vencedora quando todo o grupo luta com dedicação. Nesse sentido, o Galo vem tendo evoluções importantes na busca pelo bicampeonato brasileiro.

O Atlético até demorou para entender a proposta de jogo do São Paulo, já que o adversário veio no esquema com três zagueiros e apostou forte no contra-ataque. Victor foi bombardeado de todos os lados, mas saiu-se bem. Assim que equilibrou a partida, os donos da casa foram fulminantes. Os gols alvinegros comprovam o oportunismo de Lucas Pratto. O terceiro foi o mais bonito: ele recebeu passe de cavadinha de Giovanni Augusto e tocou de pé direito, no canto de Rogério Ceni.

No segundo tempo, o São Paulo até diminuiu e assustou a torcida com a intensa pressão. As mudanças de Levir Culpi não surtiram efeito, já que Carlos e Danilo Pires não renderam o esperado. Pratto até ficou um pouco sumido da partida, mas a torcida continuou cantando seu nome. Seu papel já havia sido feito com competência no primeiro tempo.

FOLGA Os jogadores vão curtir quatro dias de folga e só se reapresentam na segunda-feira, na Cidade do Galo. Praticamente todos vão aproveitar o período para curtir a família e viajar. Pratto e Dátolo, por exemplo, pegaram um voo para a Argentina nesta madrugada.

Restarão três rodadas para o fim do primeiro turno e a equipe alvinegra tem boas chances de terminar como líder, como foi na edição de 2012. O próximo jogo será contra o Goiás, dia 9, em Goiânia. Posteriormente, o Atlético enfrenta o Grêmio (em casa, com chance de ser no Mineirão) e a Chapecoense (em Santa Catarina).

Atlético 3 x 1 São Paulo

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Cárdenas (Carlos, intervalo) e Giovanni Augusto (Josué 41 do 2º); Thiago Ribeiro (Danilo Pires 21 do 2º) e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi

São Paulo
Rogério Ceni; Rafael Tolói, Rodrigo Caio e Lucão; Thiago Mendes, Hudson (Centurión 7 do 2º), Paulo Henrique Ganso, Michel Bastos e Reinaldo (Auro 21 do 2º; Luís Fabiano (Boschilia 31 do 2º) e Alexandre Pato
Técnico: Juan Carlos Osorio

Estádio:
Mineirão
Gols: Lucas Pratto 19, 25 e 43 do 1º; Alexandre Pato 13 do 2º
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Márcio Correia Dias (PA)
Cartão amarelo: Thiago Mendes
Público: 47.606
Renda: R$ 1.798.000,10