Atlético

ATLÉTICO

Após desentendimento com o Atlético na Justiça, Giovanni Augusto se firma e vira 'unanimidade'

Meia supera incertezas e se torna peça vital na ascensão do time na temporada

postado em 01/09/2015 11:00 / atualizado em 01/09/2015 11:21

 Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Cinco anos podem ser uma eternidade para alguns mostrarem seu valor no mundo do futebol. Para o paraense Giovanni Augusto, de 25 anos, esse foi o período necessário para rever conceitos, reconhecer os erros e se preparar melhor para, agora, dar a volta por cima. E o Atlético se tornou o ambiente para seu desenvolvimento profissional. Em 2010, o jogador teve chance com o técnico Dorival Júnior, mas não se destacou. Acabou emprestado a diversos clubes e voltou no começo do ano. Ganhou oportunidade com Levir Culpi, afirma ter amadurecido, e hoje é um dos principais pilares do time no Campeonato Brasileiro.

Autor do primeiro gol da vitória contra o Fluminense, no Maracanã, o armador vem tendo participação relevante nos últimos jogos – tanto com gols quanto com assistências – e conseguiu estabilidade entre os titulares. Tanto que a saída de Guilherme nem foi sentida pelos torcedores. O técnico exaltou a boa fase: “Ele está muito bem e conseguiu seu espaço. Merece estar no time”. O treinador foi um dos que bancaram sua permanência no clube: quando o atleta entrou com ação na Justiça do Trabalho contra o Atlético, o comandante o convenceu a voltar atrás.

Além ter sido determinante contra o Fluminense, Giovanni Augusto cobrou falta para Edcarlos marcar o gol alvinegro na derrota para o Figueirense, pela Copa do Brasil, sofreu pênalti que originou o segundo de Lucas Pratto nos 2 a 1 sobre o Palmeiras, no Horto, pelo Brasileiro, e teve atuações de destaque nas vitórias sobre São Paulo e Sport, ambas no Mineirão, também pela Série A.

O início de Giovanni no Atlético foi de muita incerteza. Promovido aos profissionais em 2010, ele não se acertou e acabou emprestado a Náutico, Barueri, Criciúma, ABC e Figueirense. Voltou a Minas depois de fazer boa temporada no ano passado pelo time catarinense. A grande fase também se estendeu para fora de campo. O jogador recentemente acertou dois contratos pessoais. O primeiro, com uma empresa de material esportivo norte-americana. Já sua imagem ficará sob responsabilidade de uma agência inglesa de marketing digital, que cuidará da carreira dele na internet, sobretudo nas redes sociais.

“Durante um tempo, ele ficava treinando separado e a gente dava muito apoio. Nos treinos, em muitos lances ele saía atropelando com grandes jogadas, dava assistências... Hoje, ele é fundamental no esquema, assim como foi o Guilherme em outros tempos. O Levir elogiava o passe e a finalização. O Guilherme já teve seu momento, o Dátolo também e hoje o momento é do Giovanni. Se ele continuar assim, tem tudo para um dia chegar à Seleção Brasileira”, projeta o atacante Luan, que deu assistência para o gol do companheiro no Maracanã e até brincou com a situação: “Toda hora eu dou passe para ele fazer gol. Ele também tem que dar passe para eu fazer um golzinho”.

Giovanni disputou 19 dos 21 jogos neste Brasileiro, sendo preservado duas vezes para evitar o risco de lesões. Para isso, tem feito preparação específica. “Meu foco não é só dentro de campo. Estou buscando fazer o que a equipe me pede, para que eu possa evitar as lesões. Venho trabalhando em casa também. Durante a semana, um profissional vai lá me alongar. Estou vendo a diferença que está fazendo”.

CHANCE PARA PATRIC
Outro que teve situação parecida à de Giovanni é Patric, que quase foi afastado ao assinar pré-contrato com o Osmanlyspor, da Turquia. Com a promessa de renovar o vínculo, ele ganhou nova oportunidade, foi escalado e marcou o segundo gol contra o Flu. Como recompensa, pode receber de Levir a vaga de titular. Ele está cotado para substituir o lateral-esquerdo Douglas Santos, que está servindo à Seleção Brasileira nos Estados Unidos. Outra opção é Mansur, que ainda não foi relacionado. Para substituir o volante Rafael Carioca, suspenso por causa do terceiro amarelo, Josué e Dátolo disputam vaga.


EM CAMPO

19 - jogos
3 - gols
5 - assistências para gols
50 - assistências para finalizações
35 - lançamentos
25 - viradas de jogo
32 - roubadas de bola
693 - passes certos
84 - passes errados
18 - faltas cometidas
29 - faltas recebidas
12 - finalizações certas

(*) Fonte: Footstats

Nos últimos jogos

Participou da tabela com Maicosuel no primeiro gol diante do Internacional, em Porto Alegre, na vitória por 3 a 1 para o Galo, pela 11ª rodada

Marcou, de fora da área, belo gol da vitória sobre o Sport por 2 a 1, no Mineirão, pela 12ª rodada

Mais uma vez deixou sua marca, nos 2 a 0 contra a Ponte Preta, em Campinas, pela 13ª rodada

No triunfo contra o São Paulo, no Mineirão, pela 16ª rodada, com três gols de Pratto, duas assistências foram do camisa 14

Deu assistência para o gol de Edcarlos na derrota para o Figueirense por 2 a 1, em Chapecó, pela Copa do Brasil

Sofreu o pênalti que originou o gol da vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1, no Independência, pela 20ª rodada

Deixou sua marca no Maracanã, abrindo o caminho para o triunfo sobre o Fluminense, pela 21ª rodada

Tags: atlético seriea futnacional giovanni augusto