Atlético

ATLÉTICO

Time com três volantes dá mais segurança e vira opção para jogar fora de casa, avaliam atleticanos

Estratégia foi utilizada contra o Racing e defesa levou poucos sustos na Argentina

postado em 28/04/2016 08:30 / atualizado em 27/04/2016 23:28

Bruno Cantini/Atlético

A formação do Atlético com Leandro Donizete, Rafael Carioca e Júnior Urso no time titular vem sendo utilizada há alguns jogos no Galo. No entanto, no empate contra o Racing nessa quarta-feira, o técnico Diego Aguirre fez uma mudança tática fundamental para que a equipe tivesse mais força de marcação e não deixasse os donos da casa criarem chances de chegar ao gol de Victor. Em Avellaneda, o uruguaio optou por recuar Urso, que vinha atuando pelo lado direito do ataque, ocupando a posição de Luan.

A opção de Aguirre deu certo. Na avaliação do técnico atleticano, a formação trouxe mais equilíbrio para a equipe e fez com que ela não levasse gols, que é importante em um mata-mata de Copa Libertadores.

“Temos um time mais calculista. Mais segurança, que não tem tanto jogo ofensivo, mas tem mais equilíbrio, que faz com que a gente não leve gols. Futebol tem que ganhar e classificar. Temos que tentar fazer gols. Mas não levar é muito importante”.

Aguirre repetiu a escalação do Atlético pela primeira vez na temporada. Mas, contra o Racing, a formação foi diferente da vitória contra a URT, já que na ocasião Júnior Urso atuou mais pela direita, com Robinho pela esquerda e Dátolo pelo meio. Jogar dessa nova forma foi uma excelente opção para partidas fora de casa, como avalia o lateral Douglas Santos.

“É importante a consistência defensiva na Libertadores, ainda mais fora de casa. Você tem que suportar a primeira pressão, aqueles 15 minutos. Suportamos, jogamos e criamos chances. Com três volantes é muito bom e creio que ele (Aguirre) vai manter essa formação”.

Douglas não quis se comprometer ao dizer que o sistema é o ideal de jogo para o Atlético de Aguirre, mas acredita que a formação será utilizada várias vezes nesta temporada.

“Não posso falar que é a ideal, mas é uma opção muito boa para a gente jogar fora de casa. A gente soube jogar assim e creio que muitas vezes vamos jogar com essa formação”, concluiu.

Tags: libertadores aguirre formação racing volantes três galo atlético