Atlético

ATLÉTICO

Caldeirão do Horto: números confirmam força do Atlético como mandante na Copa Libertadores

Alvinegro tem 100% de aproveitamento e ainda não sofreu gol em casa na edição deste ano; clube precisa vencer o Racing nesta quarta-feira para avançar

postado em 04/05/2016 08:15 / atualizado em 03/05/2016 19:39

Bruno Cantini/ Atlético

O Atlético precisa vencer o Racing nesta quarta-feira para seguir na Copa Libertadores. O cenário para tal desafio não poderia ser melhor para o Galo: o Independência. Desde 2012, o clube transformou o estádio do Horto em um campo temido pelos adversários. Na Libertadores deste ano, o Alvinegro ratificou sua força em casa.

Nos três jogos pela fase de grupos, o time de Diego Aguirre conquistou três vitórias. A campanha 100% como mandante é marcada ainda pela defesa perfeita, já que a equipe não sofreu nenhum gol até o momento. Foram triunfos sobre Independiente del Valle (1 a 0), Colo-Colo (3 a 0) e Melgar (4 a 0), sendo que esse último jogo foi disputado no Mineirão.

O retrospecto aumenta a confiança dos jogadores, mas ninguém no Atlético se acomoda nos números. A dificuldade do confronto contra os argentinos já é esperada: “Vencemos todos os jogos em casa, mas sabemos que vamos sofrer, jogar bastante”, diz o atacante Robinho.

A postura agressiva do time nos jogos em casa deve ser mantida, mas com alguma cautela, já que qualquer empate com gols classifica o Racing. “Temos de ser cuidadosos e tentar buscar o gol mais cedo para não ficarmos ansiosos. Conseguimos isso em momentos importantes na Libertadores, mas temos de atacar e defender com atenção para não sofrer contra-ataque. Gol fora de casa pode complicar”, ressalta o lateral Marcos Rocha.

Mais números

Para construir as três vitórias em casa, o Galo apresentou bom aproveitamento em vários fundamentos de jogo. Foram 43 finalizações na fase de grupos, ou seja, uma média de 14,3 por partida. Já os adversários concluíram 19 vezes, todas sem sucesso, no gol alvinegro.

A troca de passes também é destaque, com 1.247 toques corretos entre os jogadores. Apenas 98 passes foram errados nos três compromissos.

Racing

Se o Atlético aposta no fator casa, o Racing tem números de risco como visitante. Isso porque, por um lado, o time ainda não venceu como visitante na Libertadores. Mas por outro, não perdeu. São quatro empates (2 a 2 com o Puebla, 0 a 0 com Boca Juniors 2 a 2 com Deportivo Cali e 1 a 1 com Bolívar. E o empate, com gols, favorece a Academia.

Tags: independencia libertadores racing galo atlético