Atlético

ATLÉTICO

Estrutura e time em alta: Atlético se tornou 'atalho' para jogadores chegarem à Seleção

Clube alvinegro teve atletas chamados para a Seleção Brasileira principal nos últimos oito anos, além de convocados para equipe olímpica e selecionados estrangeiros

postado em 22/08/2016 18:00 / atualizado em 23/08/2016 14:12

AFP PHOTO, AFP PHOTO / FRED DUFOUR, Bruno Cantini/Atlético e AFP PHOTO/Jorge Silva

As convocações para a Seleção Brasileira viraram motivo de orgulho para o torcedor atleticano. Nos últimos oito anos, com diferentes treinadores, o Galo teve um representante na equipe principal do país, se tornando uma porta de entrada dos atletas para a Seleção Canarinho. Nesta segunda-feira, mais um jogador alvinegro foi chamado para vestir a camisa verde e amarela. O volante Rafael Carioca teve o nome na lista do técnico Tite e vai integrar o grupo de 23 atletas que enfrentarão Equador e Colômbia pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Rafael Carioca destacou a estrutura disponibilizada pelo Atlético e força do time montado pelo clube como facilitadores do sonho de chegar à Seleção Brasileira.

“O Atlético cresceu muito, está brigando por títulos importantes, não é qualquer time que faz isso. Esse foi um dos motivos para a minha escolha, sabia da qualidade do elenco. Tenho muito respeito a esse clube. Querendo ou não, é um time que as pessoas olham diferente, sempre brigando por títulos, dá uma visibilidade muito grande. Costumo dizer que time que está brigando pelo título ou pelo no G4, as pessoas vão olhar mais. Nosso time vem numa crescente boa. O treinador procura saber quem são os jogadores. Mantendo o bom nível, não só eu, mas muitos jogadores podem estar lá”.

A sequência de atleticanos convocados começou com Diego Tardelli, em 2009. O camisa 9 foi chamado pela primeira vez na carreira naquele ano por Dunga e voltou a ser lembrado em 2010. Depois dele, vestiram a amarelinha Réver, Bernard, Leonardo Silva, Marcos Rocha, Victor, Ronaldinho Gaúcho, Jô, Douglas Santos, Jemerson e Rafael Carioca.

Entre as competições, o Atlético teve campeões da Copa das Confederações de 2013 (Bernard e Jô), representantes na Copa do Mundo de 2014 (Jô e Victor) e convocado na Copa América Centenário (Douglas Santos).

E o atalho alvinegro para a seleção não fica restrito apenas à principal. Na recente campanha que culminou na conquista da medalha de ouro inédita do Brasil nos Jogos Olímpicos, o Atlético teve dois representantes. O lateral-esquerdo Douglas Santos foi titular absoluto e teve boa participação nas partidas. Já o goleiro Uilson foi reserva de Weverton e também traz na bagagem a medalha.

O lateral-direito Marcos Rocha, que teve chances na Seleção Brasileira nos últimos anos, afirma que o Atlético é responsável direto pela convocação de vários atletas que vestem a camisa do clube. “É 100% a participação do clube, paga em dia, tem estrutura maravilhosa, que já foi considerada a melhor do Brasil, dá todas as condições para desenvolvermos o trabalho. O Atlético vem, nos últimos anos, fazendo o melhor para os jogadores. Os resultados estão surgindo, com títulos, convocações, venda de jogadores por altos valores", afirmou o camisa 2, que sonha com uma nova convocação em breve.

"Fui eleito por quatro anos o melhor lateral e não tive muitas oportunidades. Fico tranquilo em relação ao meu trabalho, ao trabalho feito no clube. Se a oportunidade aparecer, estarei preparado".

Presença também em outras seleções

Além de Rafael Carioca, o Atlético teve mais dois jogadores convocados para as próximas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O atacante Lucas Pratto foi chamado pela primeira vez para defender a Argentina. Já o venezuelano Rómulo Otero continua sendo convocado para vestir a camisa de seu país.

A lista poderia ser ainda maior. O zagueiro Fricson Erazo e o meia Juan Cazares estavam nos planos do Equador. A comissão técnica de Gustavo Quinteros consultou o Atlético, que informou da lesão dos atletas, e os jogadores acabaram não sendo chamados.

Confira abaixo todos os jogadores do Atlético convocados para a Seleção Brasileira principal

Tags: bernard victor jemerson atlético galo selefut convocações réver Douglas Santos Rafael Carioca Seleção Brasileira Diego Tardelli Leonardo Silva Marcos Rocha Ronaldinho Gaúcho