Atlético

ATLÉTICO

Maior jornal inglês cita livro e classifica Atlético e Flamengo em 1981 como "farsa"

'The Guardian' recorreu a livro inglês para explicar polêmica arbitragem

postado em 22/03/2017 13:47 / atualizado em 22/03/2017 14:21

(Foto: Jorge Gontijo/EM. Brasil)


O confronto entre Atlético e Flamengo, em Goiânia, em jogo extra que valia a vaga para a fase semifinal da Copa Libertadores de 1981, é classificada como farsa pelo jornal “The Guardian”, que recorreu a um livro inglês para explicar o que aconteceu em 21 de agosto daquele ano.

O jornal inglês recebeu a pergunta do leitor Iain Pearson, que ficou curioso ao pesquisar sobre a história da competição sul-americana e encontrar a curiosa história da expulsão de cinco jogadores do Galo ainda no primeiro tempo de uma partida decisiva.

O Guardian cita o seguinte trecho do livro "Club Soccer 101", de autoria de Luke Dempsey:

"O árbitro José Roberto Wright lembra ‘uma atmosfera muito pesada', embora ele indubitavelmente tenha contribuído para a farsa que estava prestes a ocorrer. O primeiro jogador do Atlético a receber o cartão vermelho, depois de só 20 minutos, foi Reinaldo após um carrinho inócuo em Zico; minutos depois, Éder o seguiu no túnel, tendo acidentalmente trombado com o árbitro enquanto corria para cobrar uma falta. Éder, compreensivelmente, caiu de joelhos aterrorizado pelo cartão vermelho. Houve uma invasão de campo do banco do Atlético, e na confusão mais dois jogadores foram expulsos, Palhinha e Chicão. A polícia então foi para o campo. Aos 37 minutos o quinto e último expulso do Atlético, agora o defensor Osmar Guarnelli. Com só seis jogadores no time do Atlético, Wright não tinha escolha - a partida foi abandonada. O juiz foi embora, de cabeça erguida e orgulhoso, e o Flamengo foi declarado vitorioso ", diz o trecho do livro, publicado pelo jornal inglês.

The Guardian tem grande circulação na Inglaterra e é considerado um jornal global na internet, sendo referência em jornalismo no mundo todo.

O jogo

Após decidirem o Campeonato Brasileiro de 1980, com vitória do Flamengo por 3 a 2 sobre o Atlético, no Maracanã, os dois clubes voltaram a se enfrentar no ano seguinte pela Copa Libertadores. Na primeira fase, resultados iguais no Mineirão e no Maracanã, 2 a 2.

Na ocasião, mineiros e cariocas ficaram empatados em números de pontos pelo Grupo 3. O antigo regulamento da competição previa vaga à fase final apenas ao campeão de cada chave. Dessa forma, um jogo extra, em uma cidade neutra, teve que ser realizado.

Depois de muita negociação, Goiânia, preferida pelos dirigentes rubro-negros, foi escolhida. O Atlético, por sua vez, sugeriu o árbitro: José Roberto Wright, que já havia mediado a primeira partida entre os clubes na competição, no Mineirão.

Em 21 de agosto de 1981, o Serra Dourada recebeu mais de 70 mil torcedores. A expectativa de uma grande partida - já que Atlético e Flamengo eram a base da Seleção Brasileira -, transformou-se em frustração depois de 37 minutos.

Wright expulsou cinco jogadores do Galo (Éder, Reinaldo, Palhinha, Chicão e Osmar Guarnelli), encerrando a partida por falta de número mínimo de atletas.

O Superesportes conversou com Wright em 2012. Relembre a entrevista com o árbitro, que abordou a polêmica partida da década de 1980.

Tags: atleticomg interiormg futinternacional futnacional flamengorj seriea wright libertadores2017