Atlético

ATLÉTICO

R10 ou Victor? Leo Silva ou gol de costas? Torcida do Atlético escolhe mais marcantes

No dia do aniversário de 109 anos do clube alvinegro, veja os resultados das enquetes realizadas durante a semana pelo Superesportes

postado em 25/03/2017 15:00 / atualizado em 25/03/2017 15:43

Mais de 54 mil votos foram computados nas enquetes que colocaram torcedores do Atlético numa árdua missão: escolher destaques dos 109 anos da história do clube - completados neste sábado, dia 25 de março de 2017.

Após três dias de votação, veja os resultados para a melhor formação ofensiva, a maior contratação, o uniforme mais bonito, o maior estrangeiro, a melhor comemoração e o gol mais marcante (veja abaixo a porcentagem de todos os candidatos).

Formação ofensiva: Após décadas de luta, a glória máxima, finalmente, foi conquistada. E muito em função de quatro jogadores: Diego Tardelli, Jô, Ronaldinho Gaúcho e Bernard. A formação, que mesclava experiência, magia e juventude levou o Atlético ao título da Copa Libertadores de 2013 e recebeu 61% dos 9.866 votos. Na segunda colocação, ficou o quarteto Reinaldo, Palhinha, Éder e Pedrinho, com 20%.
Marcos Michelin/EM

Maior contratação: Melhor do planeta, campeão do mundo, ‘reinventor’ do clássico futebol do Barcelona. Ronaldinho Gaúcho chegou ao Atlético em má fase e sob a desconfiança de parte da torcida. Entretanto, encantou a todos, conquistou títulos e gravou o próprio nome na história do clube. Não à toa recebeu 78% dos 9.075 votos e desbancou nomes como Victor, Tardelli, Taffarel, Marques e Leonardo Silva como a maior contratação dos 109 anos do Atlético.

Uniforme mais bonito: Em 1999, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro e foi vice-campeão nacional. Além das boas campanhas, o time também ficou marcado por ter vestido um belo uniforme. Produzida pela Penalty, a camisa tinha largas listras pretas e brancas e não estampava patrocínios na parte central. A gola, parcialmente em formato de ‘V’, e as mangas, com design especial, chamavam atenção. O uniforme daquele ano foi eleito o mais bonito da história alvinegra, com 21% dos 9.077 votos, seguido de perto do de 1971 - com 19%.
EM

Maior estrangeiro: Para contratá-lo, o Atlético fez grande esforço. Desbancou fortes concorrentes, mas fechou negócio. Na ainda recente saída para o São Paulo, o gosto que ficou para os alvinegros foi de “quero mais”. Lucas Pratto marcou 42 gols em 107 partidas. Além dos tentos, ficou marcado pela garra, força de vontade e entrega pelo time. Foi eleito o maior estrangeiro da história do clube, com 28% dos 8.965 votos. Em seguida, aparece Cincunegui (17%) e Mazurkiewicz (15%).

Comemoração mais marcante: A majestade teve de ser interrompida precocemente. Por problemas físicos, Reinaldo foi obrigado a parar de jogar futebol aos 31 anos. Entretanto, o ‘Rei’ marcou 255 gols em 475 partidas com a camisa do Atlético e ficou marcado por uma comemoração simbólica. O punho cerrado erguido foi eleito a comemoração mais marcante da história do clube, com 48% dos 8.845 votos. Além de demostrar alegria, o centroavante promovia um gesto político, mprotestando contra o regime militar ao lembrar o gesto dos militantes negros do movimento dos Panteras Negras, dos Estados Unidos.

Gol mais marcante: Gol de costas que nada! A histórica cabeçada de Leonardo Silva que levou a decisão da Copa Libertadores de 2013 para os pênaltis resultou no gol favorito para 61% os 8.889 torcedores que votaram (veja acima).

Tags: 109 anos futnacional atleticomg interiormg libertadores2017 galo enquete