Atlético

ATLÉTICO

Por tabu, meta e returno dos sonhos, 'time ideal' do Atlético visita o Avaí pelo Brasileirão

Equipes se enfrentam a partir das 11h deste domingo, na Ressacada

postado em 16/09/2017 21:00 / atualizado em 16/09/2017 18:28

Bruno Cantini/Atlético
A principal meta do Atlético na temporada está traçada: conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2018. O time alvinegro tenta a recuperação no Campeonato Brasileiro após um primeiro turno irregular e eliminações seguidas em torneios mata-mata. E, para conseguir se aproximar do G6, os comandados de Rogério Micale visitam o Avaí a partir das 11h deste domingo, na Ressacada, pela 24ª rodada da competição.

O Atlético ocupa a 11ª posição na Série A, com 30 pontos - quatro abaixo do G6 e, curiosamente, quatro acima do Z4. Para afastar o perigo do rebaixamento, conquistar os três pontos em Santa Catarina é fundamental. 

A tarefa, entretanto, não será nada fácil. Afinal, o Avaí é o líder do segundo turno do Brasileirão, com três vitórias e um empate nos quatro primeiros jogos. O Atlético, por sua vez, somou três pontos a menos que o rival deste domingo. A intenção da comissão técnica alvinegra é que o time seja campeão do returno para se reaproximar da parte de cima da tabela.

“Vamos enfrentar o líder (do segundo turno). As duas equipes oscilaram muito, mas, no momento atual, é um jogo difícil. Esperamos ser bem sucedidos”, avaliou o técnico Rogério Micale.


Tabu

Atlético e Avaí se enfrentaram 15 vezes na história. E o retrospecto é amplamente favorável ao time alvinegro: foram dez vitórias, quatro empates e só uma derrota. Pela Série A do Campeonato Brasileiro, são nove partidas - e nenhuma vitória dos catarinenses. Histórico que, se mantido, pode recolocar os comandados de Micale na briga pelo G6.

Time ideal

Para encarar o líder do returno, Rogério Micale terá, pela primeira vez, a equipe que considera “ideal”. A tendência é que o time titular seja praticamente o mesmo que empatou por 1 a 1 com o Palmeiras, no último final de semana. A única mudança será na lateral direita: Marcos Rocha substituirá Alex Silva após cumprir suspensão.

Dessa forma, iniciam o jogo Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Luan, Cazares e Valdívia; Fred.

Micale aproveitou a semana para ajustar taticamente a equipe, que, mesmo com dois jogadores a mais, não conseguiu furar o bloqueio defensivo do Palmeiras. Contra o Avaí, o técnico sabe que o Atlético enfrentará um sistema de marcação ainda mais estruturado.

“Temos que criar estratégia, saber que ponto forte do Avaí é a transição ofensiva. Mas também não vamos abrir mão do que temos mostrado, que é tentar propor, criar as ações. Uso a frase ‘atacar marcando’. Temos que criar chances, mas não podemos ficar desguarnecidos”, analisou o treinador.

Jamira Furlani/Avaí FC
O Avaí

Em Santa Catarina, o clima é de confiança e descontração. Afinal, são cinco partidas de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. O bom momento foi coroado com a renovação contratual do técnico Claudinei Oliveira, firmada na última semana.

Com desgaste muscular, o experiente Juan é dúvida para a partida contra o Atlético. A tendência é que Willians ocupe a vaga deixada no meio. No treinamento deste sábado, os zagueiros Betão e Alemão e o artilheiro Júnior Dutra ficaram na academia, mas devem jogar.

AVAÍ X ATLÉTICO

Avaí
Douglas; Leandro Silva, Betão, Alemão e Capa; Judson, Simião e Pedro Castro; Willians (Juan), Joel e Júnior Dutra
Técnico: Claudinei Oliveira

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Luan, Cazares e Valdívia; Fred
Técnico: Rogério Micale

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Ressacada, em Florianópolis
Data e hora: domingo, 17 de setembro, às 11h (de Brasília)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro - GO (CBF)
Assistentes: Bruno Raphael Pires - GO (CBF) e Leone Carvalho Rocha - GO (CBF)

Tags: futnacional seriea atleticomg galo avaisc