Minha Conta:

Esqueceu a senha?

Copa do Brasil

Santa Cruz entra pelo ranking na Copa do Brasil

Em Pernambuco, o Tricolor é recordista em presenças na competição

(0) Comentários | Comentar | Votação | Tags:  

Publicação:

10/12/2010 09:44

O Santa Cruz está classificado à Copa do Brasil de 2011. Somente nesta quinta-feira o Tricolor teve a sua vaga assegurada pela CBF para a próxima edição do mata-mata nacional. A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a lista com os 64 participantes da competição. O torneio vai começar em 7 de fevereiro e a final está agendada para o dia 8 de junho. A tabela, com todas as chaves, será divulgada até o próximo dia 15 de dezembro, segundo nota oficial da entidade. Além de Sport e Náutico, que já haviam garantido a presença automática como campeão e vice do Estadual deste ano, a Cobra Coral entrou pelo ranking nacional de clubes, que classifica dez equipes. O time do Arruda ficou com a 7ª vaga, se aproveitando de sua posição histórica no ranking (22º lugar, com 1.140 pontos). É a 4ª vez consecutiva que o clube entra na Copa do Brasil baseado nesse critério. Nos demais anos, o time entrou com as seguintes posições entre as dez vagas possíveis: 2008, 9º; 2009, 7º; e 2010, 5º.

Até hoje, o Santa Cruz já esteve em 17 edições da Copa do Brasil, sendo recordista do Estado em presenças. Porém, quase nunca com boas campanhas. O máximo que o Tricolor conseguiu foi alcançar as oitavas de final, entre os 16 melhores colocados, em sete oportunidades. A última vez em que o time chegou até esta fase foi justamente na atual temporada, quando o Santa eliminou América/AM e Botafogo (em pleno Engenhão), caindo diante do Atlético Goianiense, proporcionando grandes públicos no Arruda.

Por sinal, voltar a encher o estádio José do Rego Maciel aparece como algo essencial na próxima campanha. Em três jogos como mandante neste ano, o Santa arrecadou R$ 837.938. O retrospecto geral do Santa no torneio é de 63 jogos, com 24 vitórias, 13 empates e 26 derrotas. Essa engenharia para garantir a vaga de um terceiro representante do futebol pernambucano só acontece por causa da posição do Estado no ranking da CBF, em 6º lugar.

Apenas as cinco primeiras federações têm direito a três vagas automáticas. Para subir uma posição e entrar nesse bolo, Pernambuco precisa tirar uma diferença de 778 pontos em relação ao Paraná. Sport, campeão em 2008 e vice em 1989, e Náutico, semifinalista em 1990, vão participar pela 17ª vez e 16ª, respectivamente.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


compartilhe

Blogs e Colunas