Santa Cruz

Arruda

Reeleito para a presidência coral, Antônio Luiz Neto tem desafios renovados

Presidente tricolor listou os principais projetos para o próximo biênio no clube

postado em 09/12/2012 10:08

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

Roberto Ramos/DP/D.A Press
Antônio Luiz Neto cogitou não se lançar à reeleição, semanas antes de oficializar a candidatura. Fora dos gabinetes da Câmara Municipal e do Arruda, sobra pouco tempo para a família. Os afagos e as conversas com os três filhos se tornaram mais escassos. O telefone insiste em tocar. O trabalho sempre o chama. Responsabilidade sobre os ombros. Madrugadas em claro. Em 2013, entretanto, o gestor não quer diminuir o fardo. Vai para o quinto mandato como vereador do Recife e segundo como presidente do Santa Cruz. Já começou a rabiscar a lista de metas para o próximo ano. São muitas.

À frente do Tricolor, o presidente elencou os cinco principais projetos para o biênio. Em primeiro lugar, os resultados do time já para 2013: conquista do tricampeonato pernambucano e acesso à Série B (o maior dos objetivos). Além disso, espera ter bons desempenhos no Nordestão e na Copa do Brasil. Mas, claro, nem só de futebol vive o gestor de um clube.

O presidente pretende ampliar as receitas, escassas ao longo da última temporada, muito em função do fracasso da campanha do segundo semestre. Já firmou acordo para construção de centros de compras e de treinamento. O dinheiro vai servir para saldar dívidas e fazer novos investimentos. Enquanto Antônio Luiz Neto se desdobra para cumprir as promessas, você, torcedor, pode conhecer as metas e, no devido momento, cobrar resultados.

Futebol


A conquista do tricampeonato pernambucano é ousadia. O acesso à Série B é obrigação. Em mais uma temporada, o Santa Cruz vai disputar o Estadual como “primo pobre”. Ao contrário do aporte de vultuosas somas de verbas para Náutico e Sport, o Tricolor vai se submeter à política dos “pés no chão”. O esgotamento financeiro causado com os quase três meses sem a principal fonte (as rendas dos jogos) força a diretoria a montar um elenco modesto. Entretanto, para a Série C, o clube deve estar mais recuperado para investir. Desta vez, mais do que nunca, o acesso de divisão vai ser o sinônimo de sucesso da gestão.

Elenco

Valorizar as categorias de base é premissa para lograr bons resultados. Mas também pode ser um indicativo do arrocho financeiro. Na próxima segunda-feira, dia da reapresentação, sete juniores, tetracampeões da Copa Pernambuco, vão ser incorporados ao elenco profissional. Os remanescentes da trágica eliminação da Série C sofreram uma readequação salarial – corte de 50% para a maioria dos atletas. Nomes importantes como Tiago Cardoso, Anderson Pedra, Renatinho, Memo e Natan vão ser mantidos. Quem não rendeu o suficiente deu adeus, a exemplo de Diogo, Leando Oliveira e Branquinho. De grande perda, apenas o artilheiro Dênis Marques, por causa do elevado custo.

Centro de compras e CT

Uma cláusula de confidencialidade impede o presidente de tecer detalhes. Mas, daqui a cerca de três meses, o Santa Cruz e uma administradora de shoppings centers vão dar início ao projeto de construção de um centro de compras na sede do Arruda. O arrendamento do terreno vai gerar receita mensal ao clube. E a companhia ainda se comprometeu a custear a construção do CT Ninho das Cobras, no bairro de Aldeia, e reformar o CT Waldomiro Silva, em Beberibe. O acordo está assinado, segundo Antônio Luiz Neto.

Arena

O plano da Arena Coral é antigo. Nunca saiu e não deve sair do papel no próximo biênio. Os projetos ainda são efêmeros, relegados ao plano da promessa. Mesmo assim, ao longo da campanha e durante o discurso da vitória, o presidente garantiu dar início ao processo de construção de uma arena multiuso. Entretanto, a tão esperada modernização não deve passar de meras reformas paliativas.

Dívidas

A dívida do Santa Cruz é enorme: aproximadamente R$ 70 milhões. O candidato reeleito, entretanto, realizou um recente acordo, de um período de dez anos, para não ocorrer incidência de juros de mora sobre o montante, com o intuito de equalizar os débitos de natureza trabalhista. Em relação às pendências tributárias, em uma das duas Varas Federais das quais estão vinculadas as dívidas, também já houve formalização de acordo para pagamento.

Campanha de sócios


Para uma torcida gigante como a do Santa Cruz, uma das recordistas em presença em estádio, chega a ser surreal imaginar um número tão irrisório de sócios. Dos aptos a votar (ou seja, todas as categorias à exceção da Prata, a de preço mais popular), cerca de cinco mil estão adimplentes. O sistema Guerreiro Fiel, monitorado pela Traffic, serviu para organizar a base de dados e facilitar os pagamentos das mensalidades. Mas é preciso mais convocação de um lado, e mais apoio do outro. O presidente prometeu ampliar a campanha.