Santa Cruz

Ele nem chegou!

Sérgio Guedes é contratado pelo Santa e assume o cargo já pressionado pela torcida

Em nove anos de carreira como treinador, o melhor momento de Sérgio foi em 2008, quando levou a Ponte Preta ao vice-campeonato paulista

postado em 22/04/2014 09:26 / atualizado em 22/04/2014 09:44

João de Andrade Neto /Esportes

Teresa Maia/DP/D.A Press
Ao anunciar a sua saída do Santa Cruz no último sábado, o técnico Vica alegou que havia tomado a decisão para que a torcida voltasse a apoiar o clube. Ontem, pouco mais de 24 horas depois, a diretoria tricolor confirmou o substituto. O escolhido foi Sérgio Guedes, de 51 anos, que volta ao futebol pernambucano pouco menos de um ano após ser demitido do Sport. No entanto, tomando como parâmetro as reações de boa parte dos tricolores nas redes sociais, o intuito de Vica não foi alcançado. O sentimento, imediatamente após o anúncio do novo comandante, foi de rejeição. Se Vica entregou o cargo por se sentir pressionado, a vida de Sérgio Guedes no Arruda, pelo menos no início, não se desenha muito melhor.

Os últimos resultados de Sérgio Guedes como treinador ajudam a reforçar a desconfiança da torcida do Santa. Neste ano, o técnico deixou encaminhado o rebaixamento do Oeste de Itápolis à segunda divisão do Campeonato Paulista (que acabaria se concretizando), com uma campanha de cinco derrotas e uma vitória. No ano passado, também passou por São Caetano, Ceará e Sport, sempre com trabalhos que deixaram a desejar. No Leão, acabou demitido após perder a final do Campeonato Pernambucano justamente para o Santa Cruz.

Em nove anos de carreira como treinador, o melhor momento de Sérgio Guedes foi em 2008, quando levou a Ponte Preta ao vice-campeonato paulista. Já em 2012, comandou uma reação do Sport no Campeonato Brasileiro, insuficiente, no entanto, para evitar a queda para a Série B.


O novo treinador do Santa Cruz desembarca na noite de hoje no Recife e deve seguir direto para o Arruda, onde acompanha a disputa do terceiro lugar do Estadual contra o Salgueiro, que vale vaga na Copa do Nordeste de 2015. O treinador assina contrato até o final da Série B com o tricolor e chega trazendo o auxiliar Everaldo Thomazotti. Além deles, outra novidade é o retorno de Sandro Barbosa ao clube. Dessa vez como gestor de futebol.

“Neste momento, temos o perfil do Sérgio. Um cara estudioso e que deve trazer alguns bons jogadores para o grupo. O Santa não vai ganhar tudo. As eliminações no Pernambucano e na Copa do Nordeste foram normais, em clássicos. A torcida ficou chateada, mas Sérgio não tem nada a ver com isso. É trabalhar para dar a volta por cima. Ninguém é unanimidade no futebol”, apostou Sandro, que comandou as negociações com o treinador.

Raio x

Alguns números de Sérgio Guedes

9
anos como treinador

14
clubes dirigidos no período

2008
melhor momento na carreira, com o vice-campeonato Paulista pela Ponte Preta

16,6%
aproveitamento no Oeste-SP, seu último clube