Santa Cruz

SANTA CRUZ

Setor defensivo é o maior problema do Santa

Defesa coral sofreu dez gols na Série B no pós-Copa e sofre muitas críticas

postado em 28/07/2014 13:45 / atualizado em 28/07/2014 14:04

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O desequilíbrio do sistema defensivo do Santa Cruz está escancarado. A equipe é vazada constantemente. Os números do setor no pós-Copa são alarmantes. Reflexo de um miolo de zaga tecnicamente limitado, de laterais que pouco marcam - principalmente Renatinho, na esquerda - e de volantes propensos ao erro e cada vez mais sobrecarregados. As falhas de todos eles custaram as três derrotas consecutivas na Série B. Sérgio Guedes não esconde o incômodo. Garantiu que vai reavaliar a retaguarda do time tricolor. Ao mesmo tempo, prefere ainda não falar em mudanças de peças

A deficiência da defesa não vem de hoje. Mesmo quando o Tricolor apresentava números razoáveis antes da parada para a Copa do Mundo, Guedes já alertava sobre a necessidade uma melhora. Deixou a competição crente que voltaria com uma equipe mais sólida na parte defensiva. Na ocasião, a sua equipe havia sofrido só sete gols em dez partidas. O técnico tricolor não conseguiu cumprir o prometido nos 29 dias que teve para treinar os jogadores.

Pelo contrário. Viu o setor desandar vertiginosamente no retorno do Brasileirão. Na última terça-feira, chegou a dedicar praticamente todo o dia a treinos de jogadas de linha de fundo - o principal dos problemas da defesa coral. Não deu certo. O Santa Cruz acabou levando dois gols dessa maneira contra o Ceará. Sem contar com mais outro antes, na quarta, diante do Botafogo da Paraíba - pela Copa do Brasil.

Incômodo

Visivelmente incomodado, o técnico não imputa culpa a ninguém, mas garante atenção maior ao setor. Depois de ter sacado Nininho para pôr Tony na lateral direita há dois jogos, prefere ainda não falar abertamente em mais substituições. “Há um incômodo e é preciso observar de onde os gols estão saindo. Vamos avaliar com calma para não transferirmos responsabilidades. É preciso saber administrar bem essa situação. Se isso acontece, teremos uma caça às bruxas. E não teremos isso aqui. O que acontecerá é cobrança, avaliações e conversas sobre o que vem acontecendo”, disse Guedes.

A defesa do Santa Cruz no pós-Copa


3
Jogos

10
Gols sofridos

4
De jogadas de linha de fundo

2
De pênalti

1
De escanteio

1
Com chute de fora área

1
Enfiada de bola


1
Após falta cruzada na área