Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com mudanças, treinos e conversas, Sérgio Guedes tenta melhorar desempenho da defesa

Treinador dedicou um dia de treino para jogadores do setor

postado em 31/07/2014 08:00 / atualizado em 31/07/2014 09:08

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
A cada dia, a preocupação de Sérgio Guedes com a defesa do Santa Cruz se evidencia. Nessa quarta-feira, como nunca havia sido feito, praticamente todo o tempo de trabalho dele foi dedicado aos jogadores do setor. O restante do grupo acabou sendo preterido pelo treinador durante quase toda a movimentação no Arruda. As reações de inquietude do comandante demonstraram a sua vontade para que o time seja mais consistente na proteção. Foram 25 minutos de conversa com os jogadores da retaguarda. Até Tiago Cardoso endossou o grupo. Na sequência, mais de uma hora de treino. Exaustivo. Nesse momento, o técnico pediu que as câmeras dos repórteres que ali estavam fossem desligadas. Apontou os erros. Tentou corrigi-los. Cobrou de todos do sistema defensivo. Titulares e reservas.

A defesa treinou posicionamento e saída de jogo. Alguns suplentes foram acionados para pressionar os zagueiros, laterais e volantes. Sérgio Guedes acabou interrompendo o trabalho nove vezes. Nas duas últimas, foi mais incisivo nas cobranças. Fez duas pausas que duraram cerca de cinco minutos. Gesticulou de maneira veemente para orientar os jogadores. Não se dirigiu a ninguém específico. Reclamação geral. Mas tudo em voz baixa, bem ao seu modus operandi.  Nada, porém, de trabalho exclusivo a cruzamentos.

Uma semana livre de jogos permitiu o treinador dedicar um dia todo ao seu sistema defensivo. Precisava disso. Sem cerimônias, finalizou os trabalhos com um gesto mais simples que os outros. Apontou o polegar à boca e pediu para os seus comandados irem beber água. Deixou o gramado do Arruda tendo feito o que pôde. Sábado, diante do América de Natal, na Arena das Dunas, espera que tudo isso surte efeito.

Presente entre os dez atletas da defesa acionados no treino, o volante Everton deixou claro que as falhas na cobertura dos cabeças de área têm sido algo, realmente, atormentador para o treinador. “Ele disse que futebol hoje é muito moderno e não podemos perder a bola no meio-campo. Para não sobrecarregarmos a zaga. Se dermos espaços, vamos acabar tomando mais gols ainda”, disse. “A atenção precisa ser de todos nós”, completou.

Mudanças de peças
Os testes na defesa seguem sendo feitos. Depois de ter sinalizado a entrada de Bileu no lugar de Sandro Manoel no treino da última terça, Guedes voltou atrás. O titular retornou à vaga na cabeça de área. Everton também foi acionado. Memo saiu. A zaga, por sua vez, se manteve com Marllon e Everton Sena. Renan Fonseca segue fora. Recuperado de amidalite, Renatinho também voltou à lateral esquerda e deixou Julinho entre os reservas.

Já na meia, Carlos Alberto, após se recuperar de incômodo na coxa direita, apareceu no lugar Wescley. Com virose, o atacante Léo Gamalho, embora não deva ser desfalque no jogo, não treinou. Betinho o substituiu.