Santa Cruz

SÉRIE B

História recente mostra que Náutico e Santa podem conseguir acesso com returno regular

Em 2006, América-RN subiu de divisão após terminar turno na 12ª posição

postado em 01/09/2014 08:30 / atualizado em 01/09/2014 08:47

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

DP/D.A Press
Vinte e cinco pontos. Era essa a pontuação do América-RN na 19ª rodada da Série B de 2006. Amargava a 12ª colocação. Era difícil imaginar um acesso do time potiguar. Mas ao final das 38 rodadas, a equipe liderada pelo experiente meia Souza comemorou a volta à Série A. Exemplos que ensinam, com clareza, uma lição a Náutico e Santa Cruz: um desempenho mais regular no returno pode reparar os pontos desperdiçados nas primeiras rodadas e garantir um acesso que hoje, para ambos, é tido como improvável.

O caso do América não é isolado na história da Segundona. No ano seguinte, o Ipatinga também virou o turno com apenas 28 pontos, e terminou o campeonato promovido como vice-líder.

Se por um lado o passado dá esperanças aos dois pernambucanos, por outro, também inspira preocupação. Ambos chegam à metade da atual edição da Série B em situações muito parecidas. O Timbu alcançou a marca de 27 pontos. O Santa, por sua vez, tem a mesma pontuação, mas tem uma partida a menos (contra o Bragantino). Um desempenho que, além de irregular, está aquém do que foi demonstrado pelos clubes que conseguiram subir graças ao ‘sprint’ final no returno. Em outras palavras: o desafio é árduo.

Para continuar sonhando com o acesso, portanto, Santa Cruz e Náutico precisam exibir mais regularidade. Desde que é disputada no atual formato, a Série B tem mostrado que é possível subir, em média, com 62 pontos - ressalva feita à edição de 2012, em que o São Caetano ficou de fora mesmo tendo feito 71 pontos. O que deixa os pernambucanos a uma distância de 35 pontos do acesso. Assim, um aproveitamento de pouco mais de 60% de pontos restantes deve ser suficiente para alçar tricolores e alvirrubros de novo à elite.

Diario de Pernambuco