Santa Cruz

SANTA CRUZ

Nova sequência invicta do Santa Cruz já tem aproveitamento superior a primeira de dez jogos

Tricolor teve sete empates e três vitórias, com baixo aproveitamento - agora, não

postado em 02/09/2014 08:44 / atualizado em 02/09/2014 09:01

Marcel Tito /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A ostentação do Santa Cruz com a sequência invicta nas dez primeiras rodadas da Série B era bravata. A proporção de sete empates e três vitórias correspondia ao mediano aproveitamento de 53,3%. Diferente da atual sequência. Nos cinco últimos jogos, foram três vitórias e dois empates. O time está há cinco partidas sem perder. Uma “inflação” de 20% que, caso seja mantida, certamente resultará no acesso coral.

De antemão, um aviso para os mais eufóricos: é quase impossível, não só para o Santa Cruz, mas para qualquer outro clube, conseguir manter por um longo período um aproveitamento acima dos 70%, como é o índice coral nos últimos cinco jogos - 73,3%, mais precisamente. Na edição atual do Brasileiro, só o Cruzeiro, líder da Série A, encontra-se em tal patamar: 77,8%. Nem mesmo a receita de empatar fora e vencer em casa alcança o nível. Considerando as 38 rodadas, o aproveitamento seria de 63,1%.

Estender o máximo possível a “boa fase”, porém, é uma necessidade no Arruda. A fase dos concorrentes ao acesso também é boa. Dos atuais integrantes do G4, só Ceará e América-MG venceram menos do que o Santa Cruz nas últimas cinco rodadas. Mesmo assim, duas vezes cada. É preciso considerar ainda que o Vasco, na porta de entrada, vive um momento de atenção dividida - inclusive entra em campo hoje pela Copa do Brasil. Há ainda a Ponte Preta, sexta colocada, embalada com quatro vitórias nos últimos cinco jogos.

Sem empates!

A Ponte, aliás, serve de “inspiração” para os tricolores. Sobre como a vontade de ganhar conta mais no acesso do que o receio de perder, tema abordado pelo próprio técnico Sérgio Guedes após o empate sem gols contra o Avaí. Até ali, a 14ª rodada, a Ponte estava na lista dos times que mais haviam empatado na competição - juntamente com Santa Cruz e Vasco. Passou a jogar mais em busca dos três pontos. Entrou na briga direta pelo acesso.