Santa Cruz

SANTA CRUZ

Para fechar o ano com chave de ouro, Santa Cruz conta com produtivo ataque diante do Vitória

Tricolor está entre os times que mais fizeram gols em todas as divisões do Brasil

postado em 27/11/2015 21:42 / atualizado em 27/11/2015 22:41

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Não bastasse o retorno à elite, o Santa Cruz pode fechar o ano também como um dos ataques mais positivos em todas as séries do Brasileiro. Apenas o campeão da Primeira Divisão (o Corinthians) e o atual vice (o Atlético-MG) balançaram mais as redes do que o Tricolor. Às 16h30 de hoje, no Arruda, o time se despede da Segundona enfrentando o Vitória. Para fechar a temporada com chave de ouro e terminar na vice-liderança, a torcida conta com os muitos gols que se acostumou nesta reta final do campeonato.

O ataque coral já desfrutava de números regulares, mas a sua média gols nos últimos cinco jogos - em que o time manteve um aproveitamento de 100% e se alçou a elite - acabou dobrando. Agora, está a apenas dois gols de ser o segundo time a mais vazar os adversários nos campeonatos brasileiros de 2015. Para tanto, precisaria ultrapassar o Galo, que tem um a mais, porém, mais duas rodadas a disputar.

Adversário tricolor, o Vitória vem de Salvador para brigar pela vice-liderança (e pelo consequente aumento de chances de participação na próxima Copa Sul-Americana) com um ataque também bastante produtivo. No entanto, o setor vai ser quase todo poupado numa partida que acabou ganhando mais contornos de celebração para ambas as equipes.

Democrático e solidário
Titulares duas peças titulares do sistema ofensivo, Lelê e Grafite retornam de suspensão no Santa Cruz. Mesmo se não pudessem voltar, os reservas certamente dariam conta do trabalho. Foi assim durante toda a competição. O ataque efetivo tricolor tem sido “democrático”. Dezenove jogadores diferentes já fizerem gols. É também solidário. Com dez assistências, Luisinho é o atleta que mais serviu os colegas na Segundona - atrás só de Marcelo Toscano, do América-MG, com uma a mais. De quebra, o Santa é o quarto time que mais finalizou certo em todas as séries. Segundo dados do site Footstats, 193 - atrás apenas de Corinthians (201), Palmeiras (200) e Atlético-MG (199).

Time
O Santa Cruz joga completo em seu último jogo na Série B. É certa a presença do meia-atacante Luisinho, que havia ficado de fora de dois treinos da semana por desgaste muscular depois da partida contra o Mogi Mirim, em Itu. Ontem, o jogador voltou normalmente aos trabalhos, foi confirmado pelo técnico Marcelo Martelotte e Raniel, portanto, continua na reserva do time.

Adversário
Principalmente do meio-campo para frente, o Vitória estará recheado de reservas. Também com acesso sacramentado, o técnico Vágner Mancini decidiu liberar os jogadores mais experientes e aqueles que estão no clube por empréstimo. O comandante rubro-negro alegou que a partida seria uma boa chance para testar atletas que não obtiveram sequência na Série B.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Vitor, Alemão, Danny Morais e Allan Vieira; Wellington Cézar, João Paulo, Daniel Costa, Lelê e Luisinho; Grafite. Técnico: Marcelo Martelotte.

Vitória
Fernando Miguel; Diogo Mateus, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Amaral, Marcelo, Flávio e Yan; Vander e Rafaelson (Nickson). Técnico: Vágner Mancini.


Local: Arruda (Recife-PE)
Horário: 16h30 (horário do Recife)
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Ubiratan Bruno Viana (SP)
Ingressos: R$ 60 (arquibancada inferior), R$ 30 (meia-entrada para arquibancada inferior, sociais e arquibancada superior)


Os melhores ataques dos campeonatos brasileiros de 2015

1º Corinthians
70 gols
1,9 de média

2º Atlético-MG
61 gols
1,7 de média

3º Santa Cruz
60 gols
1,6 de média

3º Botafogo
60 gols
1,6 de média

4º Palmeiras
58 gols
1,6 de média

5º Vitória
57 gols
1,54 de média

Cinco jogos e muitos gols


Santa Cruz 2 x 0 Criciúma
Bahia 1 x 2 Santa Cruz
Santa Cruz 3 x 1 Oeste
Botafogo 0 x 3 Santa Cruz
Mogi Mirim 0 x 3 Santa Cruz

2,6
Gol por jogo foi a média neste período