Santa Cruz

SANTA CRUZ

Aproveitamento do técnico Milton Mendes é o pior desde a sua chegada ao Santa Cruz

Com a derrota para o Atlético-MG por 3 a 0 neste sábado, índice de pontos conquistados do treinador no Santa Cruz caiu para 47,3%

postado em 31/07/2016 00:15 / atualizado em 31/07/2016 00:03

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

THOMAS SANTOS/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
No início, foram 16 jogos de invencibilidade. Nove vitórias, sete empates e um aproveitamento de 70,8%. A situação, então, virou. Nos 15 jogos seguintes - que são os 15 últimos -, o técnico Milton Mendes só conseguiu duas vitórias e um empate. Perdeu 12 vezes. Aproveitamento de 15,5%. Uma queda vertiginosa de rendimento que explica o fato de o Santa Cruz voltar a figurar na zona de rebaixamento da Série A.

Neste sábado, contra o Atlético-MG, na Arena Independência, o Santa Cruz sofreu a sua 10ª derrota na Série A. Só o lanterna América-MG perdeu mais do que o Tricolor - 12 vezes. O time atravessa uma situação crítica e sem perspectivas de melhora imediata. Isso por dois fatores: o primeiro é a difícil sequência que terá no fechamento do primeiro turno. O próximo adversário tricolor é o Grêmio, em Porto Alegre. Depois, o São Paulo, no Arruda.

O segundo fator é técnico. O Santa Cruz esbarrou em suas limitações. E isso vem refletindo na escalação coral. Seja na alta rotatividade dos titulares e nas variações da estrutura de jogo. Neste sábado contra o Atlético-MG, por exemplo, Milton Mendes optou por uma escalação mais precavida na defesa, com quatro volantes no meio de campo. Algo inédito desde a sua chegada. E promovendo duas "estreias" entre os titulares, inclusive - Jadson e Danilo Pires não haviam começado uma partida ainda.

A estratégia, a princípio, mostrou-se correta. Todavia, Milton viu o Galo abrir o placar após um erro de UIllian Correia e a sua estratégia desmoronar frente à qualidade adversária. Amargou, portanto, a sua 11ª derrota no comando do clube .

VOLTA
Para o jogo da próxima quinta-feira, contra o Grêmio, o técnico Milton Mendes terá dois reforços. Duas voltas, na verdade. O meia João Paulo, suspenso contra o Galo, volta ao time. São boas as chances também de Neris retornar. O zagueiro já foi liberado pelo departamento médico e está em processo de recondicionamento físico.

Os 16 primeiros jogos de Milton
Ceará 0 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 0 Rio Branco
Santa Cruz 1 x 1 Sport
Santa Cruz 2 x 2 Bahia
Bahia 0 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 3 x 1 Náutico
Náutico 1 x 2 Santa Cruz
Santa Cruz 2 x 1 Campinense
Campinense 1 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 0 Sport
Sport 0 x 0 Santa Cruz
Vitória da Conquista 0 x 2 Santa Cruz
Santa Cruz 4 x 1 Vitória
Fluminense 2 x 2 Santa Cruz
Santa Cruz 4 x 1 Cruzeiro
Chapecoense 1 x 1 Santa Cruz

Os 15 últimos
Santa Cruz 0 x 1 Sport
Atlético-PR 1 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 2 Santos
Santa Cruz 1 x 0 Figueirense
Palmeiras 3 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 1 Flamengo
Corinthians 2 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 3 Ponte Preta
Botafogo 2 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 0 Internacional
Vasco 1 x 1 Santa Cruz
América-MG 0 x 3 Santa Cruz
Santa Cruz 2 x 3 Vasco
Santa Cruz 0 x 1 Coritiba
Atlético-MG 3 x 0 Santa Cruz