Santa Cruz

SANTA CRUZ

Por fuga do Z4 da Série A, Santa Cruz visita o Cruzeiro, o pior mandante do campeonato

Apesar de mau retrospecto em casa, time celeste começa a crescer, não perde há quatro rodadas e vai ter o Mineirão lotado ao seu favor neste domingo

postado em 27/08/2016 16:00 / atualizado em 28/08/2016 09:54

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Recuperação. Há algum tempo essa é a palavra de ordem no Santa Cruz, em sua trajetória nesta Série A. Pronunciada, cada vez mais, em tom de desespero. Tanto que o fator mando de campo passou a ser desconsiderado. A obrigação de conquistar pontos em casa foi estendida aos jogos como visitante. Será assim neste domingo, quando o time visitará, às 11h, o Cruzeiro, no Mineirão.

Até agora, o Tricolor só ganhou uma partida fora de casa no campeonato. Em 17 de julho, quando bateu o América-MG por 3 a 0, no Independência. Analisando friamente as estatísticas, tem uma grande oportunidade de repetir o feito agora, novamente em Minas Gerais, visto que o adversário é o pior mandante do Brasileirão. Retornar ao Recife com pontos não é nada impossível. Até porque a maioria das outras equipes que também tenta escapar da zona de rebaixamento conseguiu atrapalhar a vida da Raposa em Belo Horizonte.

À parte o fraco rendimento do oponente como mandante, há irrefutáveis agravantes para o Santa Cruz na partida. Apesar de também lutar para escapar da degola, o Cruzeiro dá sinais de recuperação. O time mineiro não perde há quatro rodadas e começa a respirar no campeonato. Com um elenco de jogadores de renome, como Rafael Sóbis e Ábila, se encaminha para permanecer longe do Z4 sob o comando de Mano Menezes. De quebra, o Mineirão estará cheio. Mais de 40 mil ingressos foram vendidos.

Pesa também contra o Tricolor a sua fraca campanha fora de casa. Em dez jogos feitos em território inimigo no Brasileirão, o Santa Cruz só conseguiu ganhar uma vez, empatou quatro e perdeu outras cinco. É o 16º pior visitante, com 23,3% de aproveitamento - está à frente somente de Vitória (21,2%), Coritiba (20%), Figueirense (11,1%) e América-MG (6,6%).

Seguir o exemplo
Para os comandados do técnico Doriva, a principal estatística a ser considerada envolve os seus rivais contra a queda. Equipes como Coritiba, Sport, Vitória, Figueirense e até o América-MG  (diga-se, o pior visitante do Brasileiro), quando enfrentaram o Cruzeiro no Mineirão, saíram de lá com pontos. Das equipes da parte de baixo da tabela que visitaram os celestes, o único que saiu “zerado” de campo foi o Internacional, que confirmou a sua fase descendente ao sair derrotado por 4 a 2, há quatro jogos.

Doriva não deixa de ser apegar ao histórico do Cruzeiro em casa e acredita que o seu time pode se aproveitar disso. “A gente tem que ser inteligente. Obviamente que, se a gente não permitir o Cruzeiro fazer gol, podemos alterar o comportamento dos atletas em campo. Às vezes, ficam mais afoitos, arriscam mais e a gente pode tirar proveito.”

O treinador coral minimiza a pressão que o Santa deve sofrer num Mineirão repleto de torcedores cruzeirenses. “Esta é a atmosfera que todos os atletas gostam de jogar. Oxalá que todos os estádios estivessem cheio em todos os jogos. Atmosfera de casa cheia é a apropriada para o futebol. Isso não vai alterar em nada. A gente tem que ter equilíbrio. Dentro de campo é que temos que resolver os nossos problemas”, pontuou.

Time
A fim de dar entrosamento ao time e sustentando a teoria que a equipe está evoluindo, Doriva vai manter uma mesma escalação pela primeira vez após duas partidas no comando do Santa Cruz. O time que enfrenta o Cruzeiro, portanto, é o mesmo que empatou sem gols no clássico com  Sport, na última quarta-feira, na Arena de Pernambuco, pela Copa Sul-Americana.

Adversário
Mano Menezes tem duas baixas para o jogo. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Henrique é desfalque no meio de campo. Será substituído por Ariel Cabral. Sem o goleiro e capitão Fábio, que passou por uma cirurgia no joelho direito, o treinador abre espaço para Rafael em detrimento de Lucas França, que vinha atuando no lugar do titular.

Cruzeiro
Rafael; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Romero, Ariel Cabral e Robinho; Rafael Sóbis, Arrascaeta e Ábila. Técnico: Mano Menezes.

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Léo Moura, Luan Peres, Danny Morais e Allan Vieira; Derley, Uillian Correia e João Paulo; Pisano e Keno; Grafite. Técnico: Doriva.

Local:
Mineirão (Belo Horizonte-MG). Horário: 11h. Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC). Assistentes: Nadine Schramm Câmara Bastos (Fifa-SC) e Hélton Nunes (SC)

O Cruzeiro em casa
10 Jogos/2 Vitórias/4 Empates/4 Derrotas/33% de Aproveitamento

Os jogos:

Cruzeiro 2 x 2 Figueirense
Cruzeiro 1 x  1 América-MG
Cruzeiro 0 x 1 São Paulo
Cruzeiro 0 x 1 Flamengo
Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras
Cruzeiro 2 x 2 Vitória
Cruzeiro 0 x 3 Atlético-PR
Cruzeiro 1 x 2 Sport
Cruzeiro 4 x 2 Internacional
Cruzeiro 2 x 2 Coritiba