Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com mais de um mês no comando do Santa Cruz, técnico Doriva busca melhora de aproveitamento

Treinador tricolor tem um rendimento abaixo do seu antecessor, Milton Mendes, e ainda longe para uma busca de reação na Série A do Campeonato Brasileiro

postado em 22/09/2016 15:10 / atualizado em 22/09/2016 17:52

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Doriva começou a treinar o Santa Cruz em 16 de agosto com a tarefa de reerguer o time, que se afundava sob a gestão de Milton Mendes. Há mais de um mês no Tricolor, o treinador ainda não apresentou resultados satisfatórios, traduzidos em números insuficientes para uma reação coral. Depois de nove partidas no comando da equipe (a última com uma derrota por 2 a 0 para o Independiente Medellín, na Colômbia, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana), o técnico já acumula um aproveitamento menor que o do seu antecessor e longe para as pretensões de fuga do rebaixamento na Série A.

Mendes foi desligado do Santa após a última partida do primeiro turno do Brasileirão. Saiu do Arruda com um rendimento de 45,87%. Mas de apenas 31,57% na Série A, deixando o Mais Querido já afundado na vice-lanterna que ainda se encontra hoje. O aproveitamento de Doriva no nacional é mais baixo: de ínfimos 22,2%. No entanto, uma vitória sobre o Figueirense no próximo domingo, em Santa Catarina, embora não seja capaz de tirar o Tricolor do Z4, já torna o desempenho dele na competição maior que o de Milton, chegando à casa dos 33,3%.

Para fazer o Tricolor escapar da queda à Segunda Divisão, ele precisa muito mais que isso. Quase dobrar esses números. Necessita conquistar 23 dos 36 pontos a serem disputados no campeonato para chegar a 46 - a margem histórica de segurança. Isso significa conseguir a partir de então um aproveitamento de 63,8% - menor apenas que o de Palmeiras (65,4%) e Flamengo (64,1%), primeiro e segundo colocados, respectivamente.  

O retrospecto de Doriva no Santa Cruz é abrandado pela campanha na Sul-Americana, competição em que eliminou o Sport após um empate (0 a 0) e uma vitória (1 a 0) na Arena de Pernambuco na primeira fase do torneio. O revés da última quarta diante do Independiente Medellín, deixou o aproveitamento geral do técnico, porém, estacionado nos 29,6%.

Aproveitamento geral de Doriva
9 Jogos/2 Vitórias/2 Empates/5 Derrotas
29,6% De aproveitamento

Doriva na Série A
6 Jogos/1 Vitória/1 Empate/4 Derrotas
22,2% De aproveitamento

Aproveitamento geral de Milton Mendes
32 Jogos/12 Vitórias/8 Empates/12 Derrotas
45,87% De aproveitamento

Milton Mendes na Série A
19 Jogos/5 Vitórias/3 Empates/11 Derrotas
31,57% De aproveitamento