Santa Cruz

SANTA CRUZ

Uma das últimas cartadas: Santa Cruz visita Figueirense para manter sonho de fuga do Z4

Tricolor busca vitória que deixará time vislumbrando ainda saída da zona da degola; derrota às vésperas de sequência espinhosa, porém, pode desomobilizar reação

postado em 24/09/2016 15:00 / atualizado em 24/09/2016 15:08

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Rafael Martins/Esp. DP
Comissão, diretoria, presidente e jogadores do Santa Cruz continuam crentes numa ainda improvável reação do time no Brasileiro. A tabela e as nada otimistas projeções matemáticas parecem não abalar a convicção deles para a materialização da fuga do rebaixamento. Às 11h deste domingo, no Orlando Scarpelli, o Tricolor joga uma das suas últimas cartas para a continuar na elite em 2017. Diante de um Figueirense que é adversário direto na luta contra o Z4, uma vitória será capaz de reforçar o discurso dos corais, dando-lhes, de fato, o direito de vislumbrar a permanência na Série A. Outro tropeço, por outro lado, será suficiente por si só para desmobilizar qualquer espécie de reação.

O tamanho da partida desta manhã é imenso. Primeiro porque o oponente é também um postulante à queda. Segundo porque o Santa pode ficar até três pontos de diferença para sair da zona de rebaixamento caso ganhe. Terceiro porque a sequência que o Tricolor irá encarar em seguida será diante de times que brigam pelo G4: Palmeiras (em casa), Flamengo (fora) e Corinthians (em casa). Entrar nesta espinhosa sequência moralizado com uma vitória e “vivo” é fundamental.

“Enquanto tivermos esperanças, vamos lutar. Sabemos que o momento é difícil e, desde o começo, a gente sabia. Faltou muita coisa para a nossa equipe fazer um campeonato melhor. Mas sabemos da nossa qualidade, do nosso potencial e vamos acreditar”, destacou o atacante Grafite.

Também crédulo na reviravolta do Santa Cruz no Brasileirão, o treinador Doriva sinalizou “força máxima” para a partida, ou seja, conta com Léo Moura, João Paulo e Keno - que ficaram de fora do confronto da última quarta-feira contra o Independiente Medellín, na Colômbia, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em nota oficial, o clube negou que tenha resguardado o trio por priorizar o nacional em detrimento do torneio continental. Mas, com eles em campo, espera-se agora algum crescimento técnico na equipe.

Escapar da Segunda Divisão vai se tornando mais difícil a cada rodada. Junto do Grêmio, América-MG e Internacional, todos com com aproveitamento de 23,8%, o Santa já está entre os piores do returno. Hoje, a equipe de Doriva precisa conquistar 23 dos 36 pontos a serem disputados na competição para chegar a 46 - a margem histórica de segurança para se livrar da queda. Em resumo, prescinde de um rendimento de 63,8% - menor apenas que o de Palmeiras (65,4%) e Flamengo (64,1%). Para este fim, necessita melhorar o seu desempenho como visitante. Fora de casa, ganhou apenas uma vez em 13 jogos disputados.

Time
Com os retornos do lateral direito Léo Moura, do volante João Paulo e do atacante Keno, Danilo Pires, Wellington Cézar e Arthur são os mais cotados para voltar ao banco de reservas no Orlando Scarpelli. Uma dúvida permanece no ar: Grafite ou Bruno Moraes será o responsável pelo comando do ataque coral?

Adversário
O Figueirense vai estrear um novo treinador contra o Santa Cruz. Vindo do Fortaleza, Marquinhos Santos já tratou de promover mudança na escalação para o seu primeiro jogo à frente da equipe catarinense. Sem o atacante Rafael Moura, machucado, o novo técnico vai adotar a formação 4-1-4-1 e promove as entradas dos reservas Elvis, Ferrugem e Pará. O último vai substituir o lateral esquerdo Marquinho Pedroso, suspenso depois de ter sido expulso.

Figueirense

Gatito Fernández; Ayrton, Bruno Alves, Werley e Pará; Jefferson, Ferrugem, Elvis, Bady e Dodô; Lins. Técnico: Marquinhos Santos.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Léo Moura, Neris, Danny Morais e Allan Vieira; Uillian Correia, Derley, João Paulo, Pisano e Keno; Grafite (Bruno Moraes). Técnico: Doriva.

Local: Orlando Scarpelli (Florianópolis-SC). Horário: 11h. Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS). Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (Fifa-MS) e Cícero Alessandro de Souza (MS)

O Santa Cruz como visitante na Série A
13 Jogos/1 Vitória/4 Empates/8 Derrotas/17,95% De aproveitamento
3°pior visitante: na frente de Figueirense (15,3%) e América-MG (10,2%)