Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz perde do Figueirense e se aproxima da lanterna do Campeonato Brasileiro

Com a derrota por 3 a 1 para o time catarinense, no Orlando Scarpelli, rebaixamento coral para a Sèrie B parece cada vez mais definitivo

postado em 25/09/2016 12:50 / atualizado em 25/09/2016 17:07

João de Andrade Neto /Superesportes

RAFAELA MARTINS/MAFALDA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Restando 11 rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, difícil não acreditar que o destino do Santa Cruz já esteja traçado. No caso, o rebaixamento à Série B. Nem os retornos do lateral direito Léo Moura, do meia João Paulo e do atacante Keno, poupados na partida de quarta-feira, contra o Independiente-COL, pela Copa Sul-Americana, foram capaz de dar uma maior competitividade ao time coral. Diante de um limitado Figueirense, no Orlando Scarpelli, o tricolor foi facilmente derrotado por 3 a 1 neste domingo, resultado, que aproxima o time pernambucano da lanterna da competição. São apenas dois pontos acima do América-MG. 

Na próxima quarta-feira, os tricolores voltam a campo para a partida de volta da Sul-Americana precisando reverter a desvantagem da derrota por 2 a 0 no jogo de ida, em Medellin, para avançar às quartas de final. Jogo que precisa ser encarado como, talvez, o último suspiro do time na temporada.  

O jogo
Além dos retornos dos jogadores poupados contra o Independiente, o técnico Doriva promoveu mais duas mudanças no Santa. O retorno de Bruno Moraes ao ataque, na vaga de Grafite e o zagueiro Luan Peres atuando na lateral esquerda na vaga de Allan Vieira. Improvisação que custou caro ao tricolor logo no início do jogo.

Bastaram 29 segundos para o Figueirense tirar proveito da fragilidade pelo lado esquerdo coral, com o lateral direito Ayrton ganhando na velocidade para Luan Peres e tocando na saída de Tiago Cardoso, abrindo o placar. Começando o jogo já com derrota, restou ao Santa Cruz procurar ir para cima dos donos da casa. E apesar de ter maior posse de bola, o time pernambucano esbarrou em algo que ficou em falta durante toda competição: qualidade.

Apesar de conseguir trocar passes, com jogadores como Leó Moura, Uillian Correia, João Paulo e Keno, as tentativas de empatar quase sempre se encerravam quando a bola caía nos pés de Pisano e Derley. O volante, mais uma vez atuando mais adiantado, era praticamente um cemitério das jogadas corais. Foi dele, por sinal, a melhor chance desperdiçada a favor dos pernambucano, finalizando para fora, na pequena área, após cruzamento de Keno.

Doriva, ao menos, teve o mérito de não esperar o intervalo para mudar. E com 30 minutos, sacou Derley de campo para a entrada de Mazinho. Porém, sete minutos depois, um novo balde de água fria. Após novo erro defensivo tricolor, Lins recebeu livre na intermediária após lançamento, pegando toda a defesa aberta. Na sequência, deu um chapéu em um atabalhoado Tiago Cardoso fora da área, e empurrou para as redes. Mais uma falha do goleiro nesta Série A.
 
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/09/25/1712/20160925143838563956o.jpg', 'id_content': 3328532L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/santa-cruz/2016/09/25/galeria_santa_cruz,1712/fotos-figueirense-3-x-1-santa-cruz.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Figueirense 3 x 1 Santa Cruz', 'id_pk': 1712L, 'id_conteudo': 3328532L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Figueirense 3 x 1 Santa Cruz', 'id_treeapp': 51, 'descricao_destaque': 'Em duelo crucial na disputa contra o rebaixamento, Tricolor \xe9 derrotado pelo Figueirense e se complica na tabela', 'schema': 'foto_12711703576'}
Segundo tempo
As duas equipes voltaram com a mesma formação para o segundo tempo. Porém, mais uma vez, a paciência de Doriva não durou muito, com Grafite entrando na vaga de Pisano logo aos 10 minutos. Assim, o time passou a ter dois centroavantes, partindo para uma espécie de “tudo ou nada”. No caso, valeu para o Santa a segunda opção. Com o tricolor mais exposto, o Figueirense ampliou quatro minutos depois, novamente com Lins. No chute, a bola ainda desviou em Danny Morais, tirando Tiago Cardoso da jogada.  

Keno, talvez o único jogador que conseguiu se valorizar em meio a draga tricolor neste Brasileiro, ainda diminuiu aos 20 minutos. Mas a essa altura, o resultado já estava definido. Assim como já parece sacramentado também o destino do Santa em 2017. A Série B.

Ficha do jogo

Figueirense 3
Gatito Fernández; Ayrton, Bruno Alves, Werley e Pará; Jefferson, Renato, Elvis (Everton Santos) e Dodô(Ermel); Rafael Moura e Lins (Ferrugem). Técnico: Marquinhos Santos

Santa Cruz 1
Tiago Cardoso; Léo Moura, Danny Morais, Néris e Luan Peres; Uillian Correia, Derley (Mazinho), João Paulo e Pisano (Grafite); Keno e Bruno Moraes (Arthur). Técnico: Doriva.

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC). Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS). Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz e Cícero Alessandro de Souza (ambos de MS). Gols: Ayrton, aos 29s do 1º e Lins, aos 37 min do 1º e aos 14 min do 2º, e Keno. aos 20 min do 2º. Cartões amarelos: PIsano, Luan Peres, Néris, Uillian Correia e Léo Moura (SC)