Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa não consegue fundos para compra de parte de Keno e perderá dinheiro em futura venda

Sem depósito da quantia acertada na conta do São José-RS nesta sexta-feira, direção tricolor não valida renovação e só vai usufruir de "direito de vitrine" do atleta

postado em 30/09/2016 09:54 / atualizado em 30/09/2016 19:26

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/Esp. DP
O Santa Cruz poderia lucrar bem mais com Keno. Mas não irá. Segundo informações apuradas pela reportagem do Superesportes, o clube acabou não conseguindo o dinheiro para um renovação até 2018 e compra de 60% dos direitos econômicos do atacante junto ao São José-RS. O prazo dado pelo time gaúcho para o depósito deste dinheiro, R$ 1,4 milhão, era esta sexta-feira. Portanto, sem efetuar o pagamento na data limite estipulada, o máximo que a direção coral vai poder usufruir após o encerramento do vínculo com o atleta, em dezembro, será um "direito de vitrine". Conforme consta no atual contrato de empréstimo com o jogador de 27 anos, o Tricolor pode receber apenas 30% do valor de uma futura venda.

Com contrato prorrogado com o São José na última quarta-feira, Keno é alvo de clubes como Santos, dos portugueses Porto e Sporting, além de ter sido, anteriormente, sondado também por equipes do Japão e Oriente Médio. Por meio de parcerias, o Santa Cruz vinha tentando levantar fundos para comprar parte do atacante e validar um pré-contrato assinado ainda em junho e que determinava a permanência dele no Arruda por mais um ano. O Tricolor já havia pago 10% da alíquota para ter parcela do atleta. Quantia que será devolvida pelos gaúchos.

Dois representantes do atleta chegaram até a vir ao Recife na primeira quinzena deste mês para tentar solucionar o caso com o presidente Alírio Moraes. Cientes do interesse de outros times, os agentes impuseram o prazo ao Santa, mas, sem a quantia necessária para validar o documento prévio, o clube deixou de ser prioridade do São José e vai ter agora que se contentar com bem menos do que poderiam receber numa iminente transação no fim desta temporada que envolverá o jogador.

Embora não estivesse totalmente convicto na compra de 60% dos direitos econômicos de Keno, o presidente coral acreditava que após o desbloqueio de parte das cotas da Copa Sul-Americana teria barganha para fazer parcerias com empresários na intenção de manter o atacante no Arruda. Ledo engano. A prioridade do mandatário é mais do que nunca agora pagar os salários atrasados - que chegam a três meses ao elenco e até a quatro para funcionários.

Acumulando passagem de menor destaque pelo Santa na Segundona de 2014, Keno foi contratado sem muito alarde no início deste ano após romper contrato com a Ponte Preta e chegar ao Arruda a custo zero. Acabou sendo campeão da Copa do Nordeste, do Campeonato Pernambucano e é hoje uma das principais peças do elenco do Santa na Série A. No Brasileirão, fez 24 jogos pelo clube, sendo 22 como titular, e marcou oito gols. Bolas na rede que o credenciam como artilheiro do time no campeonato - ao lado de Grafite. Ao longo do ano, ele já fez 16 gols.