Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz joga melhor, mas vacila na bola parada e permite empate do Londrina

Tricolor do Arruda poderia ter saído com três pontos do Paraná e ter situação ainda mais tranquila na Série B

postado em 22/09/2017 23:20 / atualizado em 22/09/2017 23:56

ROBSON VILELA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Faltou pouco para o Santa Cruz sair com três pontos do estádio do Café. Praticamente em seu único vacilo defensivo durante os 90 minutos, saiu o gol de empate do Londrina. O placar em 1 a 1 terminou saindo caro para o Tricolor do Arruda. A vitória era algo possível e sempre esteve mais perto do time pernambucano. Por outra ótica, o importante foi conquistar mais um ponto e seguir fugindo da zona de rebaixamento, região que o clube seguiu fora após os jogos desta sexta-feira. 

O Santa Cruz foi bem mais efetivo do que o esperado no primeiro tempo. Funcionou como Martelotte esperava. Apesar de não ter Derley e João Paulo, o Tricolor manteve suas características e Bruno Paulo e Wellington Cézar deram conta do recado. Mais uma vez o Tricolor deixou os adversários tomarem conta da posse de bola, mas não da partida. As melhores chances ofensivas foram dos visitantes e o ponto alto foi aos 34 minutos do primeiro tempo, quando Thiago Primão arrancou do meio de campo e finalizou da entrada da área. A bola desviou na defesa, mas César estava atento e evitou o que seria o gol que abriria o placar. 

Porém, foi bem antes que a partida teve seu destino mudado. Ou melhor, foi evitado que o Santa Cruz largasse na frente do placar. Aos cinco minutos de partida, Sandro cabeceou após cobrança de escanteio e a bola desviou na mão de Edson Silva, que alegou que o braço estava colado ao corpo. O lance capital foi a menos de dois metros do árbitro Thiago Duarte Peixoto, que nada marcou. 

Mesmo com esse erro importante da arbitragem, o Tricolor não se abalou e tentou explorar os avanços de André Luis e Bruno Paulo pelas pontas, mas os melhores lances surgiram quando Thiago Primão tinha a bola nos pés. Na defesa, o Tricolor correu pouco perigo e Julio Cesar não teve trabalho na primeira etapa. Sinal de que o posicionamento defensivo vem sendo efetivo. 

Segundo tempo
Insatisfeito com o desempenho da sua equipe, o técnico Cláudio Tencati decidiu que tinha que ir para cima do Santa Cruz e colocou William Henrique e Ricardinho nas vagas de Carlos Henrique e Celsinho. A mudança teve efeito imediato e o Londrina começou a segunda etapa bem mais agressivo no ataque. 

A ironia é que, apesar da pressão, o Santa Cruz é foi o time que teve a primeira chance da segunda etapa. Aos 11 minutos, Thiago Primão fez boa jogada pela direita e cruzou reto para Grafite. O camisa 23 perdeu um gol inacreditável, mas talvez tenha sido prejudicado porque a bola bateu no chão momentos antes de chegar ao seu alcance. 

O Londrina seguiu pressionando, mas o Santa Cruz estava com uma dupla que dava o tom da partida pelo lado direito e no meio de campo. Thiago Primão e Nininho dominavam os seus setores e foi em um lance que Nininho arrancou do meio de campo que a bola sobrou para Wellington Cézar, aos 18 minutos da etapa final. O volante dominou com calma e finalizou com a frieza de um atacante e marcou seu primeiro gol na carreira. Algo incomum para ele que não é famoso por demonstrar muita habilidade. Bola no fundo das redes de César e Santa Cruz na frente no placar. 

A alegria não durou muito tempo. Aos 30 minutos do segundo tempo, em cobrança de escanteio, a defesa coral vacilou e Ricardinho, que estava parado dentro da área, só teve que deixar a bola tocar nele e vê-la entrar. Após o empate o jogo ficou totalmente aberto, com mais chances para os corais, mas as duas equipes não conseguiram alterar mais o placar. 

Ficha do jogo

Londrina
César; Reginaldo, Dirceu, Edson Silva e Quaresma (Ayrton, aos 24’ do 2ºT); Germano, Jardel e Celsinho (Ricardinho, intervalo); Artur, Safira e Carlos Henrique (William Henrique, intervalo). Técnico: Cláudio Tencati.

Santa Cruz
Julio Cesar; Nininho, Anderson Salles, Sandro e Tiago Costa; João Ananias, Wellington Cézar e Thiago Primão (Natan, aos 32’ do 2ºT); Bruno Paulo, André Luis (William Barbio, aos 23’ do 2ºT) e Grafite (Ricardo Bueno, aos 37’ do 2ºT). Técnico: Marcelo Martelotte.

Data: 22/9/17
Estádio: do Café, em Londrina
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Herman Brummel Vani (SP) e Vitor Carmona Mestestaine (SP)
Gols: Wellington Cézar (aos 18’ do 2ºT) (S); Ricardinho (aos 30’ do 2ºT) (L)
Cartões amarelos: Germano e Ricardinho (L)