Sport

Campeonato Pernambucano

Gás Hélio

Novo técnico rubro-negro injetou ânimo e esperança na torcida e prometeu colocar o time nas alturas

postado em 09/02/2011 09:02

Lucas Fitipaldi /Diario de Pernambuco

Hélio dos Anjos desembarcou no Recife com uma vontade bem acima da média estampada na cara. Não há, hoje, nenhum outro treinador com tanta gana de dirigir o Sport. O desafio do hexa e a identificação de Hélio com o clube justificam tal afirmativa. ´Eu vim gerenciar um sonho`, afirmou. Na entrevista concedida ainda no saguão do Aeroporto do Recife, uma declaração de amor também chamou a atenção. Frase corajosa, dita mesmo em meio a toda polêmica criada com a saída do Vila Nova - ele foi bombardeado pela torcida do ex-clube. ´Estava com um novo amor. Mas na hora de decidir, optei pelo antigo. Botei na cabeça que viria para o Sport desde o início da negociação.`

Na Ilha do Retiro, o novo comandante vai encontrar um grupo abalado psicologicamente. Mexer com os brios dos jogadores é o primeiro desafio. Só assim, ele poderá mudar a postura do time de forma imediata. O próprio Hélio parece acreditar piamente na sua capacidade motivacional. ´Minha maior característica éser um treinador que mexe com a motivação dos jogadores.`

Esta será a terceira passagem de Hélio dos Anjos pelo Sport. Na primeira, criou um laço afetivo com a torcida rubro-negra. Bicampeão pernambucano em 1996/97. A segunda o fortaleceu. Novamente campeão estadual, o técnico levou o Leão às semifinais na Copa do Brasil de 2003, além de ter deixado entre os quatro melhores na Série B - perdeu o acesso no famoso jogo contra o Palmeiras, em Garanhuns (na época só subiam dois times).

Oito anos depois, o primeiro sinal do retorno apareceu no último dia 3 de fevereiro, via Twitter. ´Sport é um grande clube e vai ser HEXA...!!!`, postou, quando ainda comandava o Vila Nova. A repercussão na rede tomou proporções que deixou o próprio Hélio assustado. Com Geninho cambaleante no comando do Sport, a torcida rubro-negra iniciou uma campanha maciça para a volta do treinador. ´Sou um privilegiado, iluminado. O Sport tem um ano de muitos objetivos. Além do hexa, há também o acesso à Série A. Agradeço a Deus pela confiançaque as pessoas têm em mim`, pontuou.

Depois de desembarcar no aeroporto, Hélio seguiu direto para uma reunião com a cúpula rubro-negra em um hotel da cidade. Na roda de conversas, possíveis contratações e a decisão de comandar ou não o time à beira do gramado no jogo desta quarta-feira à noite, contra o Porto, em Caruaru. Sobre novos reforços, Hélio avisou que primeiro irá analisar o elenco. Ele, porém, garante conhecer cada um dos jogadores, com exceção do uruguaio Pablo Pereira.

O técnico espera alcançar o objetivo final passo a passo. Não adianta pensar em título antes de entrar no G4. A primeira meta, portanto, é tirar o Sport da 7ª colocação. Se cumprir a maior das suas promessas, Hélio será imortalizado na história do clube. ´Serei no Sport aquilo que sempre fui`, garantiu. Ou seja, vencedor.