Sport

Campeonato Pernambucano

Sufoco e alívio

Sport sofre, mas vence o lanterna América por 1 a 0 e diminui a distância para o G4, agora de cinco pontos

postado em 17/02/2011 10:00

O Sport fez o necessário. O placar de 1 a 0 sobre o América, nesta quarta-feira, no estádio Ademir Cunha, valeu como uma goleada. Foi a vitória que o time precisava - a primeira fora de casa. O futebol ainda não foi o ideal e é notório que o Leão precisa melhorar. Agora a equipe rubro-negra soma 18 pontos e é a 5ª colocada, também diminuindo a vantagem para o G4, que agora é de cinco pontos.

Nesta quarta, o início de jogo até que foi bom para o Sport. O Leão teve uma ótima chance de abrir o placar logo aos 2 minutos. A impressão que se teve foi que o Leão viria para a partida como prometido: com o mesmo espírito apresentado no clássico contra o Náutico. Não foi o que se viu.

O ritmo acelerado não durou sequer 15 minutos. Logo o esforçado América igualou a partida, encaixando a marcação. Claro, ajudou o fato de o esquema tático armado por Hélio dos Anjos não ter funcionado como esperado. Quando se defendia, o Leão jogava no 3-5-2. Quando atacava, Igor virava lateral-direito e Thiaguinho cortava pelo meio, passando para o 4-4-2.O velho problema continuou: faltou alguém para organizar o jogo no meio-campo.

Na segunda etapa, Hélio dos Anjos buscou corrigir o posicionamento do Sport. Colocou Germano, um volante que sai mais para o jogo, no lugar de Montoya. Matou dois problemas com apenas uma alteração. Primeiro, o time ganhou na saída de bola, que teve maior qualidade. Segundo, Tobi fez um trabalho muito melhor como terceiro zagueiro.

E desse modo o Sport cresceu. Não exibiu um grande futebol, mas pelo menos foi mais organizado. Falou mais alto também o preparo físico. O América caiu de rendimento e se acuou no campo de defesa. Precisando do resultado, o Leão foi para cima. Aos 17, saiu o gol rubro-negro. Dutra fez ótimo passe para Carlinhos Bala dentro da área. Ele dominou bem, girou e finalizou com precisão, fazendo 1 a 0.

Com mais qualidade e vontade, o Sport manteve a partida sob controle. Acionou bastante Wellington Saci pelo lado esquerdo e Carlinhos Bala pela direita. O veloz atacante deu uma outra cara ao ataque, mas Bruno Mineiro novamente ficou devendo. No final, foi substituído por Ciro, que ainda mandou uma bola no travessão.

Saiu

Ontem, o atacante Alessandro pediu para deixar o Sport e foi atendido pela direitoria. O jogador alegou que sua família não se adaptou ao Recife.

Ficha

América 0 X 1 Sport

Ibson; Negretti, Nei Baiano (Jônata) e Carioca; Roma, Léo, Alexandre Oliveira, Kel (Ronaldo) e Edmilson; Branquinho e Silvano (Mousinho). Técnico: Paulo Júnior

Magrão; Igor, Alex Bruno e Montoya (Germano); Thiaguinho, Tobi, Hamilton, Wellington Saci e Dutra; Bruno Mineiro (Ciro) e Carlinhos Bala. Técnico: Hélio dos Anjos

Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Jossemar Diniz e Aldir Pereira. Cartões Amarelos: Montoya, Germano (S) e Nei Baiano (A). Gol: Carlinhos Bala (17 2º T). Público: 5.771 Renda: 45.795.