Sport

Pega-pega

Tudo pode acontecer no Campeonato Pernambucano

Reta final do PE2011 promete uma disputa ainda mais acirrada no caminho até a semifinal

postado em 15/03/2011 08:54 / atualizado em 15/03/2011 09:09

Lucas Fitipaldi /Diario de Pernambuco

O equilíbrio promete uma reta final de tirar o fôlego. A começar pela próxima rodada, no domingo, daqui pra frente serão oito confrontos diretos. Central x Porto e Santa Cruz x Náutico serão os dois primeiros. Os dois seguintes, apenas na 19ª rodada: Central x Sport e Santa Cruz x Porto. Antes da Patativa, porém, o Sport tem obrigação de vencer Vitória (Carneirão) e Cabense (Ilha). Se chegar à 19ª rodada ainda fora do G4, o torcedor leonino pode preparar o coração.

Central, Santa Cruz, Porto e Náutico serão os últimos adversários do Sport na primeira fase do Pernambucano. A missão dos rubro-negros não é das mais simples: quatro confrontos diretos para espantar a dúvida do possível fiasco. A seis rodadas do fim, a classificação do Sport às semifinais segue indefinida. Sem dúvida, a maior entre todas as indefinições do Campeonato. Há outras, todavia. Náutico e Santa Cruz dividem a liderança com apenas um ponto de vantagem sobre o Central . Já o Porto é quarto colocado, um ponto à frente do Sport.

Se vencer o Clássico das Emoções, domingo, o Santa Cruz dará um passo fundamental rumo ao título simbólico. De desacreditado, o Tricolor passou a ser forte candidato a encerrar como líder. Se der Náutico, será o Timbu quem ganhará um gás extra.

Depois do clássico, as rodadas seguintes serão excelente oportunidade para Náutico e Santa Cruz cravarem suas posições no alto da tabela. O empate no Arruda, porém, poderá abrir o caminho para o Central caso a Patativa leve a melhor no clássico matuto, o outro confronto direto da próxima rodada. Uma vitória do Porto pode ameaçar ainda mais a situação do Sport.

Por sinal, é bom o torcedor rubro-negro ficar de olho na sequência do Gavião. O Porto fará quatro dos últimos seis jogos em Caruaru. Os dois fora serão contra Santa Cruz e Sport, este último, em 9 de abril, válido pela 21ª e penúltima rodada. Hoje, a projeção é que o duelo na Ilha do Retiro seja disputado sob o clima tenso de final.

Além do clássico matuto, os outros compromissos do Gavião serão Vitória, Cabense e Petrolina - todos dentro de casa. A torcida do Sport confia no crescimento da equipe e na tradição dos intermediários de se enganchar entre eles.

A disputa pela quarta vaga é quem rouba a atenção num campeonato que teoricamente segue aberto, pois até o momento ninguém assegurou classificação matemática.