Sport

Arena do Sport

Rioli já foi condenado

postado em 16/03/2011 12:56 / atualizado em 16/03/2011 12:57

Em 11 de dezembro de 2007 o Tribunal Regional Federal da 3ª Região condenou 13 ex-membros do comitê gestor do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) por crime contra o sistema financeiro (gestão temerária). Vladimir Rioli, atual presidente da Plurisport, foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, além de 100 dias-multa. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal em 1995, após denúncia de uma operação de empréstimo no Banespa efetuado pela empresa Larreina Indústria e Comércio de Mandioca Ltda, sem nenhuma garantia. A operação resultou num prejuízo de US$ 1,7 milhão ao banco.

Antes da condenação, Rioli já havia estampado a capa da revista IstoÉ, em 2002, sob a acusação de ter aprovado operações para alocar dinheiro em paraísos fiscais (como as Ilhas Cayman). Na época, Rioli era o vice-presidente de operações do Banespa. Em 199, Rioli sofreu outra condenação pela Justila Federal, de quatro anos (convertidos em prestação de serviços e pagamento de idenicação), por liberar um empréstimo de US$ 326,7 mil do Banespa à Companhia Brasileira de Tratores, que possuía títulos protestados no mercado.

A informação também não era de conhecimento dos dirigentes rubro-negros, segundo Harlan Gadelha. "O clube não sabia. Não tivemos nenhuma informação sobre isso. É fundamental apurar", disse. O Superesportes tentou entrar em contato com Rioli, mas ele passou o dia reunido com outros diretores. A última vez em que Vladmir falou como a imprensa local foi em 4 de agosto do ano passado, quando inclusive confimou a Credit Suisse no negócio.