Sport

Nova arena

Sport: Como é, como vai ser e como sempre será?

Conselho Deliberativo do Sport vota hoje se quer a construção de uma nova Ilha do Retiro

postado em 17/03/2011 08:13 / atualizado em 17/03/2011 08:20

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O pontapé inicial foi em 2008, numa reunião com o então presidente Milton Bivar. Se arrastou pela gestão Sílvio Guimarães e agora, sob o comando de Gustavo Dubeux, a construção de uma moderna arena para o Sport tem o seu primeiro momento decisivo. Hoje, numa reunião ordinária do Conselho Deliberativo do clube, no auditório do colégio Salesiano, na Boa Vista, a partir das 19h30, os conselheiros vão, finalmente, conhecer os primeiros detalhes do novo estádio rubro-negro e, em seguida, votar se aceitam ou não levar o projeto à frente.

Mesmo em caso de sinal verde por parte dos conselheiros, será apenas o primeiro passo de uma longa caminhada. Se for aprovada hoje, a proposta ainda será amplamente discutida e levada à nova votação, também decisiva, desta vez em assembleia geral, que engloba todos os sócios em dia com o clube, que sejam maiores de 18 anos e façam parte do quadro de associados há pelo menos um ano.

A promessa é que hoje sejam revelados os primeiros detalhes do projeto da arena. Essa é a esperança dos torcedores rubro-negros, que ainda levantam diversos questionamentos sobre o plano do novo estádio. Uma apresentação será feita aos presentes para tirar todas as dúvidas. Os conselheiros terão direito a falar. Em seguida, votarão se o clube vai seguir em frente com o processo ou se para por aqui, determinando o fim do sonho do novo estádio.

Três consórcios procuraram o Sport com propostas para erguer a nova arena: Magntek, Lusoarenas e Plurisports. Todos foram encaminhados à Deloitte, empresa de consultoria que acompanhou todo o processo por solicitação do clube e indicou a melhor proposição financeira. Dessas, a primeira não atendeu às exigências e por isso ficou de fora. Restaram as outras duas.

Um detalhe, porém, emperrou as negociações com a Lusoarenas, que até ontem ainda discutia se iria participar da reunião de hoje ou não. A empresa chegou a solicitar, na semana passada, ao presidente Gustavo Dubeux, o adiamento do encontro, para rever sua proposta, mas o pedido não foi aceito. O assunto criou, inclusive, divergências dentro do próprio Sport. Há quem defenda o adiamento para se estudar melhor a proposição, mas outros não concordam com isso. Valeu a palavra do presidente.

E então restou apenas a proposta da Plurisport. Um representante da empresa estará presente no encontro de hoje. O presidente Valdimir Rioli fará a exposição do seu projeto. Ele que, como trouxe reportagem do Superesportes ontem, tem no seu currículo problemas com a Justiça.

Saiba mais:

Assembleia

300 conselheiros titulares

Só tem direito a voto os conselheiros do clube que estiverem em dia com suas mensalidades. Em caso de ausência do titular, são abertas as vagas para os suplentes, que também têm de estar em dia.

Vice-presidentes e diretores do clube que também são conselheiros não estão aptos a votar

Primeira convocação: 19h30

Reunião tem início caso 2/3 dos conselheiros estejam presentes

Segunda convocação: 20h30

Reunião tem início com o número de conselheiros que estiver presente

Duração da reunião: 2 horas com possibilidade de prorrogação por mais 1 hora

A Comissão pro-arena

José Aécio - diretor de futebol do Sport

Harlan Gadelha - conselheiro do Sport

Luciano Bivar - vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sport

Números do projeto

45 mil lugares é a capacidade do novo estádio

400 milhões de reais é o custo estimado da obra

4 anos é a expectativa para a construção da nova Ilha do Retiro

30 anos é o tempo de exploração comercial