Sport

A coisa ta feia!

Sport: redenção ou vexame?

Depois de cometer vários pecados, Sport só tem dois caminhos a percorrer nesta reta final do PE2011

postado em 22/03/2011 08:30 / atualizado em 22/03/2011 08:34

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

A sensação é de dejavú. Uma situação que já foi vista na Ilha Retiro. O Sport ronda, ronda, ronda e não chega com consistência ao G4 do PE2011. Quando o fez ou foi momentaneamente, como na primeira rodada, ou agora há pouco, na 14ª. Nesta última ocasião, os próprios rubro-negros admitiram que não esperavam chegar ao grupo. Lembra muito o que aconteceu no Brasileiro da Série B do ano passado. Embora chegasse bem perto da vaga, dando a impressão de que uma hora alcançaria o objetivo, ao final, o Leão acabou decepcionando.

A história se repete no Pernambucano. O Sport vem pecando, cometendo erros capitais, e por isso começa a correr perigo no Estadual. Vê, pouco a pouco, o tão valorizado hexampeonato se distanciar. Risco que ninguém imaginava que o Leão pudesse se expor no início da competição. Mesmo diante do cenário que se desenhava: um campeonato em que tudo estaria contra o Rubro-negro. A classificação para a próxima fase ainda é perfeitamente possível. Mashá quem comece a por em dúvida essa possibilidade.

Com 28 pontos, a quatro do Porto, que fecha o G4, o Sport vai jogar sob a mais intensa pressão nas últimas cinco rodadas da competição. Depois de enfrentar a Cabense na Ilha do Retiro, o Leão encara uma sequência nada fácil, contra os quatro primeiros colocados: Central, Santa Cruz, Porto e Náutico. Uma situação que pode ser uma faca de dois gumes para os rubro-negros. Por um lado, pode ser a grande chance de alcançar não só a classificação, como chegar motivado às finais. Por outro, mostra-se algo bastante perigoso, por conta do futebol insconsistente que o time vem apresentando neste Estadual.

Uma situação que o Sport galgou dentro da competição pela sua incompetência. Uma campanha que começou cheia de tropeços, com duas derrotas nas primeiras cinco rodadas para Cabense e Araripina, times que, em anos anteriores, o Leão teria superado sem maiores dificuldades. O problema é que as inconsistências do time não cessaram durante a competição.

Nem com a mudança de comando, de Geninho por Hélio dos Anjos, a equipe engrenou. Se houve um princípio de reação com o novo treinador, resultados recentes como o empate em 0 a 0 com o Salgueiro e a última derrota para o Vitória, por 2 a 1, trazem preocupação. É certo que o Leão já estourou sua cota de erros e tropeços neste PE2011. O que só aumenta a resposabilidade nesta reta final. O Sport não pode mais pecar, caso contrário, terá de encarar uma dura penitência.