Sport

Clássico das Multidões

Guarda fechada

Sport fechou o treino de ontem, ao contrário do Santa, que abriu os portões após a vitória na Copa do Brasil

postado em 01/04/2011 09:38

Lucas Fitipaldi /Diario de Pernambuco

O tabuleiro de xadrez está exposto. As peças, por enquanto, guardadas. Os dois jogadores apenas se estudam. Neste caso, os técnicos: Hélio dos Anjos e Zé Teodoro. A três dias do Clássico das Multidões, os comandantes de Sport e Santa Cruz mantêm a guarda fechada. Um parece esperar pelo outro em meio às opções de cada equipe. De antemão, duas peças estão fora. Se de um lado o Sport não terá Carlinhos Bala, suspenso, do outro, o Santa Cruz não contará com o volante Memo, vetado na tarde desta quinta-feira pelo departamento médico. O motivo é a mesma lesão na coxa que o tirou dois últimos dois jogos.

A preparação dos rivais foi distinta na tarde de quinta. Enquanto Hélio dos Anjos fechou os portões do CT José Médici, em Paratibe, Zé Teodoro liberou o acesso aos torcedores e à imprensa no Arruda. Também não havia o que esconder. No dia seguinte à vitória sobre o São Paulo, o comandante pegou leve. Quem jogou apenas correu em volta do gramado, os demais participaram de um rachão.

Numa conversa informal, Zé Teodoro descartou a possibilidade de poupar algum jogador no clássico. Quarta-feira é dia do jogo da volta contra o São Paulo, na Arena Barueri. "Todo jogador quer jogar sempre. Não vai ter essa de descanso", afirmou. O técnico pretende esperar as decisões de Hélio dos Anjos para poder tomar as suas. Como se o adversário fosse revelar algo antecipadamente.

A principal interrogação de Zé Teodoro chama-se Everton Sena. Responsável por anular o craque Lucas, do São Paulo, o jovem zagueiro certamente colocou uma dúvida na cabeça do treinador. O veto de Memo pode garantir a permanência do garoto. Assim, o Santa Cruz tem boas chances de mais uma vez ir a campo com três zagueiros.

No lado do Sport, a única dúvida do técnico Hélio dos Anjos parece ser mesmo o substituto do atacante Carlinhos Bala. O treinador ainda não definiu se escala mais um jogador de frente ou um meia. O mais provável é que Ciro volte a ganhar uma oportunidade entre os titulares. O artilheiro, por sinal, tem um retrospecto muito bom contra o Santa Cruz. Foram cinco confrontos e cinco gols marcados. Um número expressivo no que diz respeito a clássicos. Outra opção no ataque é Bruno Mineiro, que sai atrás na disputa por estar voltando após duas semanas no DM.

Fabrício no meio e Marcelinho Paraíba ao lado de Tadeu é outra possibilidade. Apesar de não ter trabalhado com os demais jogadores no treino secreto de ontem, o lateral-esquerdo Wellington Saci está confirmado. Todo esse mistério parece não mudar em nada a rotina dos jogadores. "Todos já se conhecem muito bem. Assistimos ao jogo deles ontem e vimos uma boa equipe, aplicada. Fizemos apenas algumas jogadas de bola parada e cruzamentos. É muito difícil alguma surpresa a essa altura do campeonato", disse o volante Daniel Paulista.