Sport

Campeonato Pernambucano

Santa Cruz bate o Sport por 2 a 0 no Clássico das Multidões

Tricolores venceram os leoninos com gols do artilheiro Gilberto, em plena Ilha do Retiro cheia

postado em 03/04/2011 18:14 / atualizado em 03/04/2011 20:24

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/Esp. DP/D. A Press
A atmosfera do clássico era o de uma decisão, com bandeirões novos, músicas novas e a rivalidade de sempre, quase centenária. Ao Sport, uma decisão de fato, para ganhar confiança, mas não teve boi, pagamento de promessa, semana de treinamento, foco no clássico, pressão da torcida. Nada. O domingo foi do Santa Cruz, do "time de guerreiros", apoiado por uma torcida vibrante em plena Ilha do Retiro. Com o goleiro Tiago Cardoso brilhando durante 90 minutos e o atacante Gilberto mostrando a mesma eficiência registrada em todo o Campeonato Pernambucano, a Cobral Coral deu uma boa dose de veneno no tão comentado boi e venceu por 2 x 0, consolidando a liderança do Estadual, a duas rodadas do fim da fase classificatória.

A vitória tricolor foi construída com o mesmo empenho adotado na Copa do Brasil, na última quarta-feira. O Santa veio com a mesma formação que venceu o São Paulo, com o volante Everton Sena colado em Ciro e Jeovânio marcando Marcelinho Paraíba. No Sport, um esquema 4-4-2, dando espaço para os alas, principalmente pelo lado direito, com Vitor. Apesar da forte marcação coral, o volume de jogo do Sport sufocou o rival no primeiro tempo, restrito a contragolpes.

Foram seis faltas cometidas pelos tricolores em dez minutos. A verdade é que o início do jogo foi muito truncado, com as duas equipes encontrando dificuldades para invadir a área. Bola de um lado para o outro, sem muita objetividade. Quando a bola rolou de "fato", os rubro-negros martelaram a meta de Tiago Cardoso, em grande tarde, com muita segurança. Em quatro oportunidades o camisa 1 coral se esticou todo para evitar o gol leonino. Foram dois chutes de Marcelinho, uma cabeça de Igor e outra de Tadeu.

Encaixando ataques pelo lado direito, devidamente orientado por Zé Teodoro, o Santa teve duas boas chances na primeira etapa, com Natan e Gilberto, mas Magrão também apareceu, espalmando as duas. No fim do primeiro tempo, Ciro sucumbiu à ótima marcação de Everton Sena e saiu machucado (em lance isolado), dando lugar a Fabrício. A goleada do Porto sobre a Cabense, em Caruaru, pressionava ainda mais o Sport no clássico.

Talvez por causa do ritmo forte nos primeiros 45 minutos, o jogo voltou mais cadenciado, com as melhores chances sendo criadas a partir da bola parada, dos dois lados. Aos 13, o Leão assustou em uma cobrança de falta pelo lado esquerdo. Em vez de cruzar, Marcelinho basteu forte, rasteiro, no cantinho. Era gol certo, mas Tiago Cardoso mostrou elasticidade de novo, levantando o povão e tirando a paciência de Hélio dos Anjos, reclamando bastante do desempenho da sua equipe nas finalizações.

O primeiro chute com a bola rolando foi aos 22 minutos, em novo contra-ataque tricolor, puxado por Gilberto, que ganhou da zaga leonina e mandou uma bomba. Magrão espalmou para escanteio. Os dois lados seguiam perdendo ótimas chances. Aos 24, em boa trama de passes, a bola sobrou para Fabrício, livre, mas o meia bateu por cima. Com o relógio "jogando contra", Hélio dos Anjos resolvou apostar no ataque, colocando o uruguaio Pablo Pereira no lugar de Tadeu, que só finalizou uma vez. Não surtiu efeito.

Precavido, mas sem abri mão do ataque, o ajustado Santa começou a definir o segundo triunfo sobre os leoninos em 2011 aos 32 minutos. Mário Lúcio apertou a marcação em Germano, dominou e tocou para Natan, que passou logo. Na raça, a bola sobrou para Gilberto, que mandou de primeira no cantinho, abrindo o placar. A festa coral tomou conta de vez seis minutos depois, já com o Sport perdido em campo. No embalo do povão, o Tricolor teve uma cobrança de falta pelo lado direito. Weslley cruzou na área e Gilberto marcou de cabeça, cravando o primeiro triunfo tricolor na Ilha após cinco anos.

Ficha do jogo

0 Sport
Magrão; Vitor, Alex Bruno, Igor e Wellington Saci; Hamilton, Daniel Paulista, Germano (Bruno Mineiro) e Marcelinho Paraíba; Ciro (Fabrício) e Tadeu (Pablo Pereira). Técnico: Hélio dos Anjos

2 Santa Cruz
Tiago Cardoso; Cleber Goiano, Leandro Sousa, Thiago Mathias e Renatinho; Everton Sena, Jeovânio (Mário Lúcio), Natan (Marcos Vinícius) e Weslley; Gilberto e Landu (André Oliveira). Técnico: Zé Teodoro

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Cláudio Mercante. Auxiliares: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira. Gols: Gilberto (2). Cartões amarelos: Saci e Pablo Pereira (S); Jeovânio e Thiago Mathias (SC). Público: 29.015 torcedores. Renda: R$ 463.920