Sport

Campeonato Pernambucano

Sport precisa de vitória a todo custo

Leão tem que bater o Porto para não ver a classificação à semifinal do Estadual ficar ameaçada

postado em 09/04/2011 14:31 / atualizado em 09/04/2011 14:36

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O jogo contra o Porto, neste sábado, na Ilha do Retiro, pela 21ª rodada, era muito esperado pelo Sport. Imaginavam os rubro-negros, há algum tempo, decidir no confronto direto com o Gavião a vaga na próxima fase do PE2011. Mas o futebol é imprevisível. O time de Caruaru não oscilou de rendimento como se imaginava, se mantendo entre os líderes, e quem caiu foi o rival dele, Central. Esse sim tornou-se o principal adversário do Leão. Ou seria ele mesmo?

Na verdade, o Sport só depende dos seus próprios resultados para seguir em frente no Estadual. Quem dera fosse tão fácil assim. Neste sábado, o Rubro-negro tem pela frente a equipe sensação do PE2011. Na próxima rodada, terá um clássico contra o Náutico, fora de casa. Dois jogos chave. Para não depender de ninguém, o Leão, que soma 34 pontos, apenas um a mais que o Central, tem a obrigação de vencer as duas partidas.

A derrota na rodada passada para o Santa Cruz fez um grande estrago. Até mais do que na tabela de classificação. Atingiu os rubro-negros no psicológico. O próprio técnico Hélio dos Anjos admitiu que o resultado do clássico influenciou no momento atual da equipe. Pressão. Uma das palavras que mais se ouviu na Ilha durante a semana. Tanto quanto a construção da arena, votada na quinta-feira."´O grupo está emocionalmente sobrecarregado. Com a derrota no clássico, tudo mudou. O momento psicológico preocupa", contou o treinador.

Tentar içar o grupo desse momento é a missão de Hélio dos Anjos. Trabalhar a motivação é uma das especialidades do treinador. Hoje, horas antes da partida, ele exibirá um vídeo motivacional para o elenco. Uma cartada que o próprio admitiu. "Só uso isso com o grupo quando vejo necesidade", contou. Não vou relevar qual o tema porque não gostaria de utilizá-lo. Vou exibir esse vídeo amanhã (hoje). Não bastasse o trabalho mental, Hélio não teve opção: foi obrigado a mexer na equipe. Em primeiro lugar, pelo desempenho abaixo do esperado no clássico. Depois, por conta de contusões. Ao todo, são cinco mudanças, que passam por todos os setores da equipe. Na zaga, Igor, com problemas musculares, dá lugar a Montoya. No meio, Germano, o "vilão do jogo com o Santa Cruz, sai para a entrada de Dutra. Aqui, ainda há alteração tática, do deslocamento de Wellington Saci para o meio.

Por fim, o ataque está renovado. Ciro se machucou e saiu para a volta de Carlinhos Bala, que cumpriu suspensão. Recuperado de lesão e pronto para, finalmente, tentar emplacar uma sequência, Bruno Mineiro. Aos 45 do segundo tempo, Hélio dos Anjos ainda perdeu o lateral-direito Vítor. Ele vai para o Cruzeiro e não entra em campo neste sábado. Abre espaço para o garoto Renato.