Sport

Campeonato Pernambucano

Clássico dos Pendurados

Juntos, Náutico e Sport têm 16 atletas com dois cartões amarelos

postado em 16/04/2011 09:40 / atualizado em 16/04/2011 09:49

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco , Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

Não era o que todos imaginavam para a última rodada do PE2011 quando a tabela foi divulgada e nela constava um clássico entre Náutico e Sport. O que todos esperavam ou torciam era uma partida cercada de emoção, que poderia definir o destino das equipes na competição. Foi quase isso. Na rodada passada, uma parte das expectativas foi aplacada pela classificação antecipada dos quatro times para as semifinais. Sobrou a definição pelos confrontos na etapa seguinte do Estadual. E o risco de perder jogadores para a próxima fase.

Uma ponta de emoção, se comparada àquilo que todos imaginavam. Cada um dos times tem sua particularidade para este clássico. O Sport, por exemplo, deve mandar a campo um time misto. O motivo são os vários jogadores “pendurados” com dois cartões amarelos. Como as punições não são zeradas para a fase seguinte, o técnico Hélio dos Anjos não vai querer se arriscar a mandar peças importantes do time a campo.

Hélio dos Anjos não quis confirmar e até realizou um treino secreto para esconder o que está planejando. Mas não deve mandar a campo o zagueiro Alex Bruno, o volante Hamilton, o meia Marcelinho Paraíba e o atacante Bruno Mineiro. Esta é a tendência. Os reservas Montoya, Fabrício e Germano também estão pendurados. Podem jogar até mesmo porque o grupo rubro-negro não é tão grande.

O Náutico enxerga o duelo como oportunidade de retomar a confiança do torcedor, abalada após a goleada sofrida diante do Vasco, pela Copa do Brasil. “Veio em boa hora”, declarou o volante Derley. Outro combustível para o Timbu é a longa briga com o Santa Cruz para encerrar a primeira fase como líder e largar na frente para decidir as finais nos Aflitos. Vencer o Sport e torcer por tropeço dos corais são as metas. Os alvirrubros possuem os mesmos 44 pontos dos tricolores, mas têm uma vitória a menos.

Entretanto, o técnico Roberto Fernandes garantiu mesclar o time principal com reservas. Até porque o Náutico tem nove atletas pendurados. Entre o total, vários titulares, como o lateral esquerdo Aírton e os volantes Derley e Éverton. Completam a lista o zagueiro Jorge Felipe, os cabeças-de-área Élton e Rodolfo Potiguar, o meia William e os atacantes Kieza e Silas.

Independentemente do esvaziamento, o clássico é encarado de meneira séria pelas duas equipes. Além dos pontos na tabela, o jogo tem também o lado psicológico. O Timbu vem da dura derrota na Copa do Brasil, enquanto o Leão vem de uma primeira fase do Estadual cambaleante. As semifinais batem à porta e chegar com o moral em alta à fase final do campeonato pode contar pontos a favor dos dois times. É por isso que, por mais que sobrem motivos que tendam a tirar a emoção deste jogo, o confronto entre Náutico e Sport nunca será vazio.