Sport

Campeonato Pernambucano

Hélio é o "psicólogo" do Sport

Além de cuidar da parte tática, técnico também vai dar atenção ao psicológico dos jogadores leoninos

postado em 19/04/2011 10:04

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

É indiscutível que a arrumação tática será importantíssima para Sport e Náutico nas semifinais do PE2011, que têm a sua primeira partida marcada para o próximo domingo, na Ilha do Retiro. Tanto que os treinadores prometem esconder ao máximo as suas equipes com os já tradicionais treinos a portas fechadas. Mas outro fator também terá equivalente importância nesse momento decisivo da competição: o psicológico.

Se o Náutico está buscando suporte no coach Lulinha, o Sport não precisou ir muito longe para arrumar um especialista em motivação. Ele está ali mesmo, no banco de reservas: é o próprio técnico Hélio dos Anjos. Especialista em motivar o grupo, o treinador rubro-negro já avisou que não vai trabalhar apenas a parte tática nessa semana que antecede a semifinal. “Já tenho tudo praticamente definido aqui na cabeça. Vou trabalhar durante a semana taticamente e psicologicamente já pensando no Náutico”, afirmou.

O trabalho de motivação de Hélio dos Anjos, inclusive, já entrou em campo neste Pernambucano. Um dia antes do decisivo jogo com o Porto, na penúltima rodada, que sacramentou a classificação rubro-negra para as semifinais, ele exibiu para o grupo um vídeo motivacional. O próprio treinador admitiu que só utiliza este tipo de recurso em momentos decisivos. Não quis nem revelar o tema do filme que foi passado.

Hélio dos Anjos deve voltar a repetir o expediente nas duas partidas contra o Náutico. Vai desenvolver um trabalho motivacional com o grupo direcionado para a emoção. Buscará levantar o moral de um elenco que esteve sob críticas durante a competição. E que hoje tem a responsabilidade de conquistar um dos títulos mais importantes da história do clube. Passar isso para o elenco sem elevar a pressão que naturalmente existe é o desafio do treinador.

Diante disso, por exigência de Hélio dos Anjos, a concentração rubro-negra será total. A ideia inicial era levar o grupo para longe da capital. Como não foi possível por problemas de logística, a imersão acontecerá a partir da quinta-feira em um hotel no Litoral Sul do estado. De lá, os jogadores só sairão para os treinamentos e para o jogo de domingo.

Nesta segunda-deira o elenco teve folga e hoje volta aos trabalhos. Pela manhã, treina na academia e à tarde na Ilha do Retiro. “A partir de terça-feira (hoje) será concentração total. Vamos nos preparar pensando no Náutico”, disse o treinador.