Sport

Homofobia?

Faltou o clube pedir desculpas

Diretoria do Sport voltou atrás da suspensão do mascote Léo após forte reação contra o preconceito

postado em 21/04/2011 10:47

A indignação estava no ritmo da respiração. “Estou me tremendo só de ouvir essa história.” Reação da empresária Maria do Céu, proprietária da boate Metrópole, ao tomar conhecimento da punição imposta pelo Sport ao ator Anderson Leonardo Silva. Ele e o seu personagem, o mascote Léo, estavam suspensos por tempo indeterminado da função. Tempo que durou pouco.

Vamos à história: na madrugada de ontem, começou a circular na internet um vídeo que mostrava o mascote Léo dançando em frente à Metrópole, direcionada ao público LGBT, localizada no centro do Recife. Cada hora que passava, mais internautas acessavam as imagens. As provocações rivais se multiplicavam. Até que, no fim da tarde, a diretoria leonina resolveu punir o ator e o mascote.

Na justificativa, o vice-presidente de comunicação José Alves tentou desvincular a decisão a qualquer tipo de preconceito. “Poderia ser boate do tipo A, B ou C. O fato de ele não ter comunicado à diretoria aborreceu. Por isso nós tomamos essa decisão.” Tentou sem sucesso. A reação foi imediata. Teve o seu momento decisivo quando a proprietária da boate soube, através do Superesportes, da suspensão.

Maria do Céu anunciou então o início de uma luta contra o preconceito. Imediatamente contatou o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Leão, Luciano Bivar. O dirigente até então não tinha conhecimento da decisão. Tomou as rédeas da situação. Em poucos minutos, a diretoria leonina voltou atrás da suspensão - registrada no programa Superesportes na Rede de ontem, disponível no portal.

Em entrevista logo após receber a ligação de Maria do Céu, Luciano Bivar explicou o que preferiu chamar de mal-entendido. “Ele não foi suspenso. Foi um equívoco de informações. O Sport não tem nada de homofóbico. Foi uma festa de criança. Estamos pensando em aumentar o número de leões em festas infantis. Você não faz ideia de quantas ligações recebemos. Queremos ampliar e coordenar isso, porque não deixa de ser uma marca do clube”, disse Bivar. Só faltou pedir desculpas. Pelo mal-entendido, que seja.

Saiba mais


1h
Começa a circular na internet o vídeo que mostra o mascote Léo, do Sport, dançando em frente à boate Metrópole. As imagens imediatamente iniciam uma avalanche de provocações dos torcedores rivais.

16h20
O Superesportes entra em contato com a diretoria do Sport. Os dirigentes dizem que vão confirmar se era mesmo o mascote Léo. De antemão, afirmam que ele não estaria autorizado para participar de nenhum evento.

17h
A diretoria confirma que se tratava do mascote Léo. O vice-presidente do clube, José Alves, anuncia a suspensão do ator e mascote por tempo indeterminado. Confirma ao vivo no Superesportes Na Rede, às 17h40.

19h30
Proprietária da boate, a empresária Maria do Céu fica estarrecida com a atitude do Sport. Após entrevista ao Superesportes, ela entra em contato com o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Luciano Bivar.

20h28
O vice-presidente de marketing do Sport, Sidcley Bezerra, entra em contato com o Superesportes e garante que o mascote não será mais suspenso e que, inclusive, estará em campo domingo contra o Náutico.