Sport

Caldeirão

Ilha do Retiro pode mudar história do clássico

O Sport promete utilizar o fator campo para vencer o primeiro clássico do ano e sair na frente nas semifinais do Campeonato Pernambucano 2011

postado em 24/04/2011 13:04 / atualizado em 24/04/2011 13:05

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O Sport não tem outra opção: vai tentar reverter a vantagem do adversário utilizando o fator casa a seu favor. Na primeira partida na Ilha do Retiro, o Leão tem como objetivo construir uma vantagem para não depender do resultado na segunda partida, nos Aflitos. Para isso, a equipe rubro-negra tende a pressionar o Timbu desde o início do jogo, empurrado pela sua torcida.

Assim como o adversário, o técnico Hélio dos Anjos procurou esconder a sua opção de time para o jogo. No máximo, revelou que pretende levar a campo uma equipe com “postura equilibrada”. Ele admitiu que tem duas possibilidades de formação, um 4-4-2 ou o 3-5-2. A mais provável é a primeira. A segunda seria uma surpresa do treinador.

No 4-4-2, Hélio dos Anjos levaria a campo a mesma equipe que enfrentou o Porto, na penúltima rodada da primeira fase do Estadual, que decidiu a classificação do Leão para a semifinal. Na zaga, existe a dúvida entre Montoya, que vem tendo ótimo desempenho até agora, ou Igor, que parece ter a preferência do treinador pela experiência. No meio, Wellington Saci vai atuar ao lado de Marcelinho Paraíba. No ataque, Bruno Mineiro e Carlinhos Bala.

O esquema de Hélio dos Anjos é marcado pela ofensividade dos seus laterais. Mais até pela direita do que pela esquerda. O garoto Renato tem como principal característica a subida pelas pontas, mas deixa a desejar na marcação. Com isso, depende de uma boa cobertura dos volantes. Hamilton e Daniel Paulista ficam um pouco mais presos atrás por conta dessa saída dos alas.

Sincero, Hélio dos Anjos sabe que não vai surpreender o adversário, assim como também não será surpreendido. “Fiz treino secreto, mas vocês (imprensa) todos aqui sabem o que eu fiz. Tenho duas alternativas para o meu time, o adversário tem três. Independente de esquema, se o meu time tiver a mesma movimentação do último jogo, que foi muito boa, estarei satisfeito”, afirmou o treinador.