Sport

Final PE2011

Veja como o Sport chegou a final e toda a campanha do Leão

postado em 02/05/2011 09:35 / atualizado em 02/05/2011 09:41

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Por que chegou à final?

Porque investiu quando viu a classificação à semifinal ameaçada. Mudou o técnico e contratou reforços, como Marcelinho Paraíba. Hélio dos Anjos conseguiu implantar a sua filosofia rapidamente. Mesmo oscilando, o Leão reagiu no returno e conseguiu a sua vaga na penúltima rodada. Fez a sua melhor partida no primeiro jogo da semifinal e chega para a decisão embalado.

O destaque

O meia Marcelinho Paraíba. Contratação mais cara do Estadual, ele ditou o ritmo na reação rubro-negra na competição. É um jogador diferenciado, com extrema qualidade técnica. Fez o sistema ofensivo leonino voltar a funcionar. Sabe cadenciar o jogo e distribuir bem a bola. Além disso, é uma arma nas cobranças de falta, sejam diretas ou cruzadas na área.

Quem cresceu

O atacante Carlinhos Bala chegou a ter a sua dispensa cogitada nos bastidores rubro-negros durante a mudança de comando. Ficou e mostrou que entende de Campeonato Pernambucano. O entrosamento com Marcelinho Paraíba resgatou as suas descidas verticais pelos lados do campo, em velocidade. Costuma ser decisivo nos clássicos, como aconteceu na semifinal contra o Náutico.

Quem caiu

O atacante Ciro vem despencando de rendimento desde a temporada passada. Artilheiro do Estadual no ano passado, ele viveu momentos ruins dentro e fora dos gramados. De titular, passou a reserva. Marcou apenas dois gols na competição. Um deles, no entanto, na semifinal contra o Náutico, mostrando que pode reencontrar a boa fase nesta final.

Os problemas

O atacante Carlinhos Bala deixou o gramado dos Aflitos, ontem, após sentir uma fisgada na coxa direita. Pediu substituição imediatamente, o que deixou os rubro-negros preocupados. Será avaliado hoje para saber a extensão da lesão. Quem já está fora do primeiro jogo da decisão é o zagueiro Montoya, que recebeu ontem o terceiro cartão amarelo e está suspenso.

A surpresa

O meia Romerito foi contratado no início da temporada. A torcida apostava todas as suas fichas num dos heróis da Copa do Brasil 2008. O atleta sofreu com as lesões. Primeiro foi um problema no nervo ciático. Foi liberado, mas, nos treinos, sofreu um estiramento na coxa direita. Voltou a aparecer na lista de relacionados do Sport na semifinal.

A campanha

1º turno
Sport    1 x 0   América
Petrolina 1 x 1 Sport
Cabense 1 x 0 Sport
Sport    1 x 0   Ypiranga
Araripina 2 x 0 Sport
Salgueiro 0 x 0 Sport
Sport    2 x 1    Vitória
Sport    2 x 1    Central
Santa Cruz 2 x 0  Sport
Porto    1 x 0    Sport
Sport    1 x 1    Náutico

2º turno
América 0 x 1  Sport
Sport     3 x 1  Petrolina
Ypiranga 1 x 2 Sport
Sport    0 x 0   Salgueiro
Sport    5 x 0   Araripina
Vitória   2 x 1  Sport
Sport    3 x 0   Cabense
Central 2 x 3   Sport
Sport    0 x 2   Santa Cruz
Sport    3 x 1   Porto
Náutico 1 x 0   Sport

Semifinal
Sport    3 x 1  Náutico
Náutico 3 x 2  Sport

Os números
12 vitórias    
4 empates     
8 derrotas
34 gols marcados      
24 gols sofridos