Sport

Campeonato Pernambucano

Sport preocupado com o sistema defensivo

postado em 05/05/2011 09:00

Melhor defesa da primeira fase, o Sport viu o ataque crescer na reta final do PE2011. Mas como num “cobertor curto”, viu, ao mesmo tempo, o setor defensivo ficar exposto e falhar, sendo vazado quatro vezes na semifinal, contra o Náutico (uma na Ilha do Retiro e três nos Aflitos). Falhas que foram observadas por Hélio dos Anjos. E as quais ele pretende corrigir para os dois jogos contra o Santa Cruz, na final do Campeonato Pernambucano.

A partir dos jogos com o Náutico, Hélio dos Anjos mudou a postura da equipe. Implantou um esquema 3-5-2, com a entrada de Tobi à frente da zaga. Teoricamente, essa formação dá mais consistência ao setor defensivo. A liberação dos laterais, no entanto, dá mais trabalho aos volantes, responsáveis pela cobertura, e deixa a defesa um tanto mais exposta em alguns momentos do jogo.

É isso o que será corrigido pelo treinador rubro-negro. Um posicionamento mais firme e atento, para que os vacilos dos jogos com o Náutico não se repitam no momento decisivo. “Não admito, numa decisão, um time tomar três gols como aconteceu no jogo com o Náutico. No primeiro e no terceiro gol deles nós pecamos e isso não pode acontecera na final”, alertou um precavido Hélio dos Anjos.