Sport

Aniversário

Parabéns hoje, festa domingo?

Sport comemora 106 anos pensando em festejar o aniversário com o título estadual no estádio do Arruda

postado em 13/05/2011 08:37 / atualizado em 13/05/2011 09:49

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Nesta sexta-feira o Sport completa 106 anos de fundação. Dia de comemorações para os rubro-negros. Apenas para constar e não esquecer a data, porém. Porque a comemoração que os torcedores leoninos querem é a do domingo. A celebração do 40° título pernambucano. Do hexacampeonato. Por isso, esse dia bem que poderia passar rápido. Querem que o domingo chegue logo. Dia de decisão no Arruda. Esperam eles, o verdadeiro dia da festa.

As comemorações tradicionais, da alvorada de fogos à missa de ação de graças, estão confirmadas. Mas é inegável que as atenções dos rubro-negros, neste momento, estão voltadas completamente para a final do Campeonato Pernambucano. A missão não é das mais fáceis. O Leão terá que reverter a vantagem de 2 a 0 do Santa Cruz. Por isso, passará um dos aniversários mais tensos da sua história.

Com a missão de dar o maior presente à torcida e ao Sport, os jogadores. Entre eles, um dos mais emblemáticos da história recente do clube: Carlinhos Bala. Até então, em silêncio. Recomendação do “chefe” Hélio dos Anjos, que não queria saber de polêmicas durante a reta final do Pernambucano. Mas o professor liberou a fala do atacante às vésperas da grande decisão com o Santa Cruz. Hora estratégica. O jogador é especialista em motivar a torcida e o próprio grupo com suas declarações.

Comedido, sem querer se meter em polêmicas, Bala fez a sua parte. Durante a entrevista, sempre que podia arrumava uma maneira de encaixar um chamado aos torcedores. “É uma data especial para o clube e o torcedor queria estar comemorando com felicidade. Mas perdemos o primeiro jogo da final e precisamos reverter essa vantagem. Mas a vida do Sport continua. Esperamos que a torcida vá nos apoiar. Compre todos os ingressos que o Santa Cruz separou e se faça presente no campo”, disse o atacante.

Como um porta-voz, Bala expôs o pensamento do grupo rubro-negro e garantiu que todos acreditam na virada diante do Santa Cruz. Prometeu luta, empenho e vontade durante os 90 minutos. “É o jogo que decide o futuro do clube. É a partida da vida e da morte. Agora é matar ou morrer. Até o juiz apitar o final da partida, vamos lutar”, afirmou o jogador, que só não quis falar se, desta vez, falou com Deus, lembrando episódio na Copa do Brasil de 2008. “As coisas que Deus passa para a gente não pode ficar revelando não”, despistou.

O principal Bala também escondeu: joga ou não joga domingo? Apesar de a presença dele estar praticamente confirmada na partida, ele manteve o mistério. “Não sei, vai depender do Hélio dos Anjos. Não vou passar o ouro para o adversário”, brincou.

Programação de aniversário

6h - Alvorada rubro-negra
A já tradicional alvorada de fogos de artíficios que acorda a cidade em todos os aniversários do clube

18h - Missão de ação de Graças
Missa em homenagem ao clube, celebrada no Nicho Nossa Senhora de Fátima, na sede social da Ilha do Retiro

20h - Sessão solene do Conselho Deliberativo
Reunião dos conselheiros rubro-negros em homenagem ao aniversário do clube. Em seguida, haverá festival pirotécnico e depois festa com direito a bolo comemorativo