Sport

Decisão PE2011

Esperança embalada pelo sonho

A uma vitória do tão esperado hexa, Sport promete lutar até o fim para reverter a vantagem do Santa Cruz e terminar o domingo festejando com a sua torcida

postado em 15/05/2011 11:36

Marcel Tito /Diario de Pernambuco

O discurso não poderia ser diferente. Mesmo com a derrota por 2 a 0 diante do Santa Cruz, jogadores e comissão técnica do Sport seguraram, desde o final do jogo passado, a ideia de que nada estava perdido. Acreditar, nunca desistir. O lema rubro-negro não teve como fugir do clichê motivacional. Fazer a torcida acreditar que, vontade, garra e determinação em busca do título, não vão faltar. Era o mínimo que se esperava.

Esperança na conquista de um dos títulos mais importantes da história do clube. O de número 40. O hexacampeonato. Palavras que ecoam desde o início do campeonato. A cobrança existe e todo mundo sabe disso. Os jogadores têm ciência da responsabilidade que estão sobre os seus ombros. Pressão que o técnico Hélio dos Anjos tem procurado tirar desde antes da primeira parte. Ele mesmo disse: “Sou o tipo de treinador galinha choca, que protege a cria.”

Blindados pelo treinador, aparantemente, os jogadores rubro-negros realmente apresentaram certa tranquilidade durante a semana. Confiança que acompanhava o discurso. “Se eles fizeram dois gols na gente na nossa casa, também podemos fazer o mesmo na deles”, disseram os rubro-negros, apegando-se ao que podem para embasar o pensamento. E na corrente agregam o chamado à torcida. “Precisamos que o torcedor continue acreditando. Precisamos do apoio deles”, convocaram.

Em campo, na prática, o que o Sport fará para reverter o resultado? Mudar pouco é o primeiro passo de Hélio dos Anjos. Ele garantiu, e deve cumprir, que não vai mexer radicalmente na estrutura que adotou na reta final do PE2011. Ou seja, tem tudo para manter o esquema 3-5-2, mas terá dois grandes reforços: o lateral-direito Thiaguinho e o atacante Carlinhos Bala, plenamente recuperados de lesão.

Tudo, claro, foi escondido ao máximo durante a semana. Treinos fechados no CT José Médicis e na Ilha do Retiro, como tem sido de praxe. Coletivos, bolas paradas e pênaltis. Sim, o Sport não esquece da possibilidade do título ser decidido nas penalidades. E por isso treinou cobranças, como pôde acompanhar o Superesportes, mesmo com o treino sendo fechado. Cinco batedores estão definidos. São eles: Bruno Mineiro, Marcelinho Paraíba, Hamilton, Wellington Saci e Daniel Paulista. Bala e o goleiro Magrão também podem aparecer de surpresa. Se o título for decidido na marca da cal, o hexa estará nos pés deles.

Preparados
No primeiro jogo da final, a marcação individual incomodou o meia Marcelinho Paraíba. Acompanhado de perto pelo volante Everton Sena, ele pouco pôde ajudar a equipe. O recurso deve ser repetido nesta segunda partida. Mas os rubro-negros já avisaram que estarão prontos para isso. Tanto Paraíba quanto Bala e Bruno Mineiro, que também poderão ser vigiados. “Vou me movimentar bastante para sair dessa marcação e deixar meus companheiros em condições de fazer o gol ou eu mesmo marcar”, garantiu Paraíba.