Sport

Justiça feita

Justiça Federal determina que Sport é, de novo, o único campeão brasileiro de 1987

postado em 27/05/2011 19:03 / atualizado em 27/05/2011 20:32

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco , Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

O Sport é, novamente, o único campeonato brasileiro de 1987. A Justiça Federal acatou o pedido do Sport para revogar a divisão do título com o Flamengo, feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em fevereiro. A decisão saiu no início da noite desta sexta-feira e foi confirmada pelo vice-presidente jurídico do Leão, João Humberto Martorelli, em entrevista ao Superesportes.

A decisão foi expedida pelo juiz Edvaldo Batista da Silva Júnior, da 10ª Vara da Justiça Federal. O requerimento havia sido feito pelo Leão há cerca de 20 dias, baseado na interpelação à CBF, feita logo após a decisão da entidade de dividir o título. Como não houve resposta após o prazo estipulado, o Sport exigiu o cumprimento da decisão que o favorece de forma incontestável desde 2001.

Agora, o órgão da JF em Pernambuco vai encaminhar uma carta precatória para a Justiça Federal no Rio de Janeiro, que, em seguida, notificará a Confederação Brasileira de Futebol, em até 15 dias. O prazo para o cumprimento da ordem é de 48 horas. Caso não ocorra, a multa diária será de R$ 500, além de enquadrar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no crime de crime de desobediência a ordem judicial, prevista no artigo 330 do código penal.

"Nós nunca paramos de trabalhar nesse caso, importante para o clube. O que acontece é que a Justiça tem prazos e é preciso respeitar isso. Fizemos todo o trabalho e CBF terá que revogar a sua decisão", disse João Humberto Martorelli. Além de revogar a resolução 2/2011 (que dividiu o título de 1987), a entida que comanda o futebol do país deverá publicar uma nova, ratificando a conquista única do Rubro-pernambucano.