Sport

Novo em folha

Time do Sport está mais jovem e veloz depois da reformulação feita no elenco

Média de idade do elenco leonino caiu de 27 anos para 22,3. Das 12 contratações feitas para a Série B do Brasileiro, o atleta mais velho é o zagueiro Gabriel, 27 anos.

postado em 03/06/2011 10:13 / atualizado em 03/06/2011 10:19

A perda do título do Campeonato Pernambucano fez o Sport abrir os olhos para alguns detalhes sobre o elenco de jogadores. Entre eles, a média de idade do grupo, bastante alta, próxima dos 27 anos. Por isso, um dos compromissos acordados entre a diretoria e o técnico Hélio dos Anjos era de diminuir esse índice para a disputa da Série B do Brasileiro.

E assim foi feito. O Sport contratou atletas jovens e mandou embora os mais velhos. Das 12 contratações feitas pelo Leão, o mais “experiente” foi o zagueiro Gabriel, com 27 anos. Enquanto isso, deixaram a equipe peças como Romerito, 36, e Dutra, 37. Com a chegada dos novos jogadores (que juntos têm uma média de 22,3 anos), os reflexos começam a ser notados no elenco. Nos testes físicos de rotina realizados ontem, no qual foram avaliadas a velocidade e a resistência dos atletas, os resultados apontaram um time diferente.

Segundo os testes, o Sport está mais veloz. E dois fatores foram preponderantes para isso: o primeiro é justamente a média de idade dos jogadores, que agora é de 24,8 anos; o segundo é a característica dos novos atletas, mais leves e com tendência ao jogo rápido. O principal exemplo foi o “campeão” na avaliação de velocidade, feita ontem pela manhã: o lateral/volante Moacir, recém-chegado ao clube.

O fisiologista Inaldo Freire, que junto com os preparadores físicos coordenou os testes físicos, atestou que a queda na média de idade do elenco influiu no aumento da velocidade média do grupo, que chega aos 30 km/h. “A nossa média de idade caiu e isso se refletiu no avanço da velocidade da equipe. As característica desses reforços também influem, mas a idade interfe bastante”, disse o profissinal. “Não dá para esconder que quando você passa para uma média de aproximadamente 25 anos há uma evolução na velocidade. É claro que há”, completou.

Na parte da tarde, foi a vez de a resistência física dos atletas ser testada. Para isso, foi usado o chamado soccertest, em que os jogadores são submetidos a corridas curtas que vão aumentando de intensidade a cada nível. Quando vão cansando, eles vão pedindo para sair. Qem for mais longe é o mais resistente. Nesse caso, o melhor do elenco foi o garoto Levi, volante das categorias de base. Outro destaque foi Germano, segundo colocado mesmo tendo atuado na última terça-feira.

Jogo-treino
Com um longo intervalo até o próximo jogo no Brasileiro da Série B, dia 11, contra o ASA/AL, o Sport fará um jogo-treino hoje, às 15h30, na Ilha do Retiro, contra o Vera Cruz. A movimentação servirá para o técnico dar ritmo e ao mesmo tempo observar os jogadores que não estão atuando regularmente.